3 Formas Simples de Dar o Choque Térmico no Chocolate

Olá, tudo bem?

Hoje eu quero lhe mostrar 3 formas simples de dar o choque térmico no chocolate. Você já pensou que ao aprender a trabalhar com chocolate nobre o seu produto poderá ganhar mais sabor, qualidade e valor! Isso mesmo, você terá a oportunidade de oferecer aos seus clientes produtos com sabores mais refinados e certamente isso será um grande diferencial.

3 Formas Simples de Dar o  Choque Térmico no Chocolate: tablagem, banho-maria e difusão

Existem três formas simples de se dar o choque térmico no chocolate, no entanto, é necessário que se tenha paciência e perseverança no início, pois o processo pode parecer trabalhoso quando se está aprendendo, mas com a prática ficará bem mais fácil, eu garanto!

  • Lembre-se que independente do processo escolhido, primeiramente deve-se derreter o chocolate em banho-maria ou micro-ondas.
  • E é muito importante que a temperatura de derretimento do chocolate não passe de 45°C para evitar que o açúcar contido no chocolate queime e seus bombons fiquem com manchas.

Tablagem: nesse processo o chocolate é espalhado na pedra de mármore ou granito. É um procedimento que deve ser feito com pequenas quantidades de chocolate para facilitar o manuseio do mesmo.

3 Formas Simples de Dar o Choque Térmico no Chocolate

  • Espalhe o choc.olate com o auxílio de duas espátulas faça movimentos com o chocolate de um lado para outro, para frente e para trás até que ele atinja temperatura ideal de resfriamento.
  • Para saber se alcançou a temperatura ideal utilize o termômetro de uso culinário.
  • Coloque o chocolate de volta na vasilha.

Banho-Maria: esse é um processo mais simples, porém mais demorado de se alcançar o resultado, pois o chocolate fica concentrado em um único recipiente.

2

  • Coloque a vasilha com o chocolate derretido em cima de um recipiente com água em temperatura ambiente.
  • Mexa-o até que atinja a temperatura ideal de resfriamento.

Difusão: nesse processo o chocolate deve ser picado em pedaços bem pequenos, ou se preferir use o chocolate em gotas.

3

  • Separe o chocolate em três partes iguais.
  • Derreta duas partes no micro-ondas ou em banho-maria, e reserve uma das partes sem derreter.
  • Acrescente o chocolate que não foi derretido aos poucos ao chocolate derretido e mexa sem parar até que se alcance a temperatura ideal de resfriamento.

Dica importante: os bombons, trufas, pirulitos e ovos, entre outros podem ser modelados na temperatura de resfriamento ( conforme descrito na tabela).

No entanto, há a opção de subir alguns graus na temperatura do chocolate, isso fará com que o seu produto tenha mais brilho.

Para subir alguns graus no chocolate já temperado, basta acrescentar uma pequena porção de chocolate derretido sem o choque térmico, até alcançar a temperatura que está descrita na tabela como ideal para trabalho.1

  • É importante lembrar que em qualquer um dos processos de choque térmico/temperagem o uso termômetro culinário é indispensável.

Um grande abraço e bom trabalho!

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

Receba Grátis No Seu E-mail!

Cadastre-se Agora e Receba meu Mini Curso e Minhas Receitas no seu email. Aproveite, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. sonilda disse:

    Thalita preciso de mais dicas suas, você estava sumida não desapareça, por favor.

  2. Perpetua disse:

    Muito boa a dica .Estou amando tudo que vc envia obrigada.Abraços.

  3. Luisa Rates disse:

    Thalita, bom dia.

    Comprei seu curso online e gostei bastante. Não sei NADA de chocolate e começarei do zero mesmo… Rs!

    A única coisa que senti muita falta nas receitas foi a quantidade que rende cada receita que colocou. Pode me ajudar com isso?

    Beijos,

    Luisa.

  4. Rochelle Galvão disse:

    Olá Thalita!!! Há algum tempo cadastrei meu email; e continuo recebendo seus artigos(QUE ADOROOO!!!)… Mas, em todo esse tempo, ainda não coloquei nada em prática!!! O chocolate artesanal me fascina; e ao mesmo tempo me amedronta!!! Antes de conhecer seu blog investi em cursos… Mas, nunca deu certo minhas trufas!!! Por isso o “TRAUMA!!!” (rsrsrs)… Elas quebram quando desenformo!!! E tenho muitas e muitas dúvidas!!! Moro em fortaleza(CEARÁ), e as trufas quando fora da geladeira, ficam muito amolecidas, suadas, horrorosas!!! E agora mais que nunca, preciso de uma renda!!! Sai do trabalho para cuidar da minha mãe… E embora tanta provação; fui abençoada com um filho!!! Vc pode me ajudar??? Bjão!!! Que DEUS seja abundante em tua vida, em teus projetos!!!