Chocolate artesanal: ideias para o dia das mães

Olá pessoas queridas que acompanham o meu blog!

Está chegando o dia das mães, e para comemorar esse dia tão especial, eu preparei uma postagem especial!

Hoje eu trouxe várias dicas de presentinhos feitos com chocolate para você surpreender a sua mãe e os seus clientes. É tudo muito fácil e simples de preparar.

Primeiramente eu vou ensinar como fazer algumas plaquinhas de chocolate coloridas.

Plaquinhas de chocolate coloridas para o dia das mães

As plaquinhas de chocolate coloridas são bem simples de fazer, e se você usar a criatividade, com certeza conseguirá impressionar sua mãe e também os seus clientes.

Para fazer os detalhes coloridos, você pode usar chocolate branco + corante alimentício da cor que desejar. Eu usei amarelo, rosa, lilás e azul…

ideias para o dia das mães

Derreta o chocolate branco, em seguida, misture o corante em gel. Coloque o chocolate colorido em saquinhos de celofane e faça um pequeno furinho em um dos cantinhos de cada um dos saquinhos. 

colorindo chocolate branco

chocolate colorido nos saquinhos

Preencha as cavidades da forma e espere o chocolate cristalizar. Não é necessário levar à geladeira.

chocolate colorido nas forminhas

Derreta o chocolate ao leite ou meio amargo e depois preencha as demais cavidades da forminha.

preenchendo as cavidades da forminha

Leve à geladeira por uma média de 10 a 15 minutos ou até que a forma fique opaca. Desenforme com cuidado.

plaquinhas em formato de coração

Use a criatividade para embalar.

Veja outro exemplo de plaquinha de chocolate colorida feita com essa técnica.

plaquinhas de chocolate coloridas

Plaquinha de chocolate pintada com pó brilhante comestível

Se você preferir, ao invés de fazer as plaquinhas coloridas, pode fazer plaquinhas de chocolate pintadas com pó brilhante. Elas também ficam muito bonitas, e são mais fáceis de fazer.

Para fazer essas plaquinhas você vai precisar de um pincel bem macio.

O preparo é muito simples. Basta derreter o chocolate e preencher as cavidades da forminha, levar à geladeira e depois desenformar. Aguarde alguns minutos até acabar a umidade do chocolate, depois é só pintar as letras das plaquinhas com o pó brilhante.

pintando a plaquinha de chocolate

plaquinha de chocolate pintada com pó brilhante

Embalagens especiais

Existem no mercado empresas que fabricam diversos tipos de embalagens para produtos feitos com chocolate. Eu sempre compro alguns envelopes que são próprios para colocar essas plaquinhas de chocolate. Esse tipo de embalagem faz muito sucesso!

Se você for usar esses envelopes, eu recomendo envolver as plaquinhas com plástico filme, mas de uma forma que o plástico valorize os desenhos das plaquinhas. Evite deixar sobras e amassados no plástico que possam tirar a beleza das suas plaquinhas de chocolate.

Pirulitos de chocolate para o dia das mães

Além das plaquinhas, você pode também fazer alguns pirulitos de chocolate e utilizar a criatividade para deixá-los bem bonitos.

Por exemplo, eu costumo fazer pirulitos decorados com confetes em formato de coração, eles ficam bonitos e as pessoas gostam bastante. Para fazer, basta espalhar os confetes sobre o chocolate ainda mole, depois leve à geladeira para cristalizar.

jogando confetes no pirulito

pirulitos de chocolate com confetes

Espero que você tenha gostado dessas ideias para o dia das mães! Se você gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Abraços!

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

Receba Grátis No Seu E-mail!

Cadastre-se Agora e Receba meu Mini Curso e Minhas Receitas no seu email. Aproveite, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

30 Comentários

  1. LALIENE disse:

    Cada vez eu fico mais encantada com a sua criatividade.Parabéns!!!!

  2. Aline Santos disse:

    Olá!
    Acabei de adquirir o curso de como fazer trufas, adorei e agora vou poder fazer meus chocolates para o dia das mães bem mais tranquila.
    Obrigada!

    • Oi Aline Santos!

      Que bom que você gostou do Curso Completo de Chocolates Artesanais, isso me deixa muito feliz! Também quero te agradecer por tê-lo adquirido!
      Eu te desejo muito sucesso, e se você tiver qualquer dúvida, pode contar comigo!

      Abraços, querida!

  3. Jaqueline disse:

    Oi Thalita! Estou adorando essas dicas! Pra falar a verdade, eu fiz minhas primeiras trufas ontem e saí pra vender para algumas amigas, e elas gostaram, rsrs, quero me aperfeiçoar cada vez mais. Gostaria de tirar uma dúvida com você, quanto as validades de trufa com recheio simples (beijinho, brigadeiro, creme de morango..) e também pão de mel, palha italiana.. tem algum produto que o faça durar mais tempo? Agradeço desde já a atenção. Parabéns pelo seu trabalho! Abraços.

    • Olá Jaqueline!

      Que bom saber que você testou as receitas e fez sucesso, fico feliz! Infelizmente, não existem produtos que podem aumentar a durabilidade dos recheios que contém leite condensado e não devem ser colocadas na geladeira, pois vão perder a cremosidade e podem açucarar, então o jeito é fazer e vender tudo rapidinho (risos)… Jaqueline, a dica é fazer em menor quantidade, dividir a receita, pois a durabilidade desses docinhos é de 3 a 5 dias no máximo.

      Um grande abraço e $UCE$$o!!!

  4. Lucineyde disse:

    Nossa Thalita, estou com agua na boca. Parabens voce e muito talentosa. Estava olhando uma receita sua de trufa com recheio de geleia de pimenta e eu adoro pimenta mas aqui onde eu moro nunca vi geleia de pimenta entao gostaria de saber se e possivel fazer a geleia em casa e como. Vc pode me ajudar?

    • Olá Lucineyde, seja bem vinda ao blog!

      Eu nunca tentei fazer geleia de pimenta, mas existem algumas receitas na internet que parecem ser bem fáceis de fazer. No entanto, você pode substituir a geleia por pimenta malagueta ou pimenta chilli desidratada, mas não se esqueça que a porção deve ser bem menor. Eu faço uma receita com 800 gramas de chocolate, 1 caixa de creme de leite e 1 colher de café de pimenta. Fica a dica! 🙂

      Um grande abraço e tudo de bom!

  5. Arlene disse:

    São lindos, adorei.

    Obrigada Thalita pelas dicas.

  6. DENISE SANTOS disse:

    Gostei e muito maravilhoso esta ideia so vc mesmo pra manda estas coisas boa assim olha vc e muita criativa eu amei muito obrigado por me manda todas as suas criatividades com chocolate.

  7. Rafaela disse:

    Não comecei a fazer ainda,mas suas dicas e receitas me dão mais vontade de começar logo.Obrigada

  8. maria helena disse:

    amo todas as suas receitas sempre que possivel eu as coloco em pratica

  9. Luciana disse:

    Thalita, parabéns seus trabalhos são lindos e as dicas tem me ajudado muito. Vc saberia me dizer qual o valor de vendas dessas lembrancinhas para o dia das mães?

  10. é verdade vc tem um jeito muito bom de nos enssinar,e criar coisas interessantes,adoro as sua s aulas e dicas .

  11. anna disse:

    Ola , para colorir o chocolate pode ser corante liquido alimenticio , ou tem q ser em gel e proprio para chocolate?? Obrigada !!

  12. ROSIMARY disse:

    como conservar os buques de chocolate para nao derreter

  13. monique disse:

    oii bom dia..thalita..estou pensado em fazer pirirulitos e barra de chocolate pro aaaaniversario dos meus filhos..primeiro vou fazer um teste..depois falo com vc..obrigada bjs

  14. rosalina pedroso disse:

    Gostaria de saber onde posso comprar estas plaquinhas para o dia da mãe

  15. Rejane Pinheiro disse:

    Ola Thalita adoro sua receitas
    Thalita vc tem a receita com passo a passo de como fazer porta retrato de chocolate tenho uma encomenda e não sei como fazer,vc poderia me ajuda
    desde ja agradeço
    bjs e sucesso