Como cozinhar leite condensado na panela de pressão

Veja como cozinhar leite condensado na panela de pressão, essa é uma técnica popular para transformá-lo em um doce cremoso e delicioso conhecido como “doce de leite”.

O processo de cozinhar o leite condensado em uma panela de pressão cria uma caramelização do açúcar, resultando em um sabor rico e uma consistência espessa e aveludada.

Aqui está um guia detalhado de como fazer isso:

Passo 1: Escolha a panela de pressão adequada

Certifique-se de que sua panela de pressão esteja em boas condições, sem vazamentos ou danos. Se você estiver usando uma panela de pressão elétrica, certifique-se de que o cabo e as configurações estejam em perfeitas condições.

Passo 2: Remova o rótulo

Retire o rótulo da lata de leite condensado.

Passo 3: Prepare a panela de pressão

Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão. Certifique-se de que a lata esteja completamente submersa em água durante todo o processo de cozimento. Adicione água suficiente para cobrir a lata com cerca de 2 a 3 centímetros de água acima dela.

Passo 4: Cozinhe na pressão correta

Coloque a tampa na panela de pressão e certifique-se de que esteja bem selada. Em seguida, leve a panela de pressão ao fogo em temperatura média-alta até que a válvula de pressão comece a liberar vapor de forma contínua.

Passo 5: Reduza o fogo e cozinhe por tempo adequado

Assim que a válvula de pressão começar a liberar vapor, reduza o fogo para médio-baixo ou baixo para manter uma pressão constante. O tempo de cozimento varia dependendo do resultado desejado:

• Para um doce de leite mais claro e mais líquido, cozinhe por aproximadamente 30 minutos.
  • Para um doce de leite mais escuro e mais espesso, cozinhe por aproximadamente 40 a 45 minutos.

Passo 6: Alivie a pressão e resfrie

Após o tempo de cozimento adequado, desligue o fogo e remova cuidadosamente a panela de pressão do fogão. Deixe-a descansar e liberar naturalmente toda a pressão antes de abri-la. Isso pode levar de 10 a 15 minutos. Não tente abrir a panela de pressão à força ou resfriá-la sob água fria, pois isso pode ser perigoso.

Passo 7: Abra a lata de leite condensado

Assim que a pressão for liberada completamente, você pode abrir com segurança a panela de pressão. Retire a lata de leite condensado, que agora se transformou em um doce de leite delicioso e espesso.

Importante: Nunca abra a lata de leite condensado imediatamente após o cozimento, pois ainda estará sob pressão e pode causar respingos ou queimaduras graves.