Scroll Top

Artigos Diversos Dicas e Segredos Receitas com Chocolate

Como fazer chocolate caseiro: em barra e em pó

Hoje vou apresentar uma receita bem interessante. Você sabia que é possível fazer chocolate em casa? Não estou falando de fazer bombons ou outras coisas de chocolate. Estou falando de fazer o chocolate mesmo, que depois pode ser utilizado para fazer muitas delícias.

Não é muito difícil fazer chocolate caseiro, e claro que o gosto não fica igualzinho o gosto do chocolate comprado, mas para quem gosta de se aventurar na cozinha, o resultado que se alcança é bem interessante, e o chocolate caseiro pode ser servido como algo exótico, as pessoas adoram.

Vou apresentar todos os ingredientes necessários, e são bem poucos os ingredientes, e também o modo de preparo é bastante simples. Vamos à nossa aventura?!

O que você vai precisar para fazer o seu chocolate caseiro

Para fazer o chocolate caseiro você vai precisar de 1 kg de amêndoas de cacau; 2 litros de leite; 2 kg de açúcar.

Como preparar

Agora vou descrever passo-a-passo como fazer o chocolate caseiro em barra e em pó. Vou descrever desde a colheita do fruto até o chocolate pronto.

cacau

Colha o fruto do cacau e quebre-o. Agora retire as amêndoas e coloque-as para sacar ao sol sobre uma lona limpa.

Quando as amêndoas estiverem completamente secas e sem nenhuma umidade, você deve colocá-las numa panela e levá-las ao fogo para torrar. Mexa sem parar com uma colher de pau. Para saber o ponto, aperte as amêndoas entre os dedos, quando a casca sair facilmente, quer dizer que estão torradas.

Retire as amêndoas do fogo e descasque-as completamente.

Agora moa todas as amêndoas em uma máquina de moer carne. Elas precisam ficar bem moídas.

Adicione à massa os 2 kg de açúcar e os 2 litros de leite. Bata no liquidificador por 5 a 6 minutos. Peneire.

Agora leve ao fogo baixo e mexa sem parar com uma colher de pau (vai demorar aproximadamente 1 hora e 30 minutos para chegar ao ponto). Quando a massa soltar do fundo da panela, quer dizer que está no ponto.

Obs: para ter certeza que o chocolate está no ponto, coloque um pouquinho sobre qualquer superfície de alumínio, se ele ficar duro ao esfriar, ok, está no ponto. É importante você não parar de mexer durante todo o processo de preparo.

Para fazer chocolate em barra

Para fazer o seu chocolate caseiro em barra, você deve despejar a massa numa assadeira de alumínio untada com manteiga, antes de esfriar totalmente, corte as barras do tamanho que desejar.

Para fazer chocolate em pó

Para fazer o chocolate caseiro em pó, faça o seguinte:

Quando o chocolate chegar ao ponto, apague o fogo e continue mexendo sem parar até que ele fique granulado. Depois é só passar na máquina de moer carne e usar uma peneira fina para refinar o chocolate.  

Pronto! Agora você pode utilizar o chocolate feito por você para preparar qualquer guloseima: bolos, tortas, sorvetes, mousses, pudins, coberturas, etc.

 

Conte pra gente o que achou desta receita. Deixe o seu comentário abaixo.

 

Abraço.

Nome
E-mail

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

71 Comentários

  1. lilika borgwes de melo disse:

    olá pessoa essa receita e otima mais otima que nunca se eu foce vcs eu concerteza iria fazr essa receita bjus e até a proxima!!!….

  2. alexandre disse:

    fazerchocolatedecupuaçuéamesmacoisa?

  3. Thomaz Gustavo Costa Abad disse:

    Sra Thalita Souza:
    Foram muito úteis as suas considerações e ensinamentos. Arquivei e com o tempo, farei uma melhor apreciação.
    Com certeza vou fazer diversas experiências tendo elas como base.
    Sempre tive vontade de produzir um chocolate rústico, coisa muito boa, massa em torno de 60% e praline ou gliters de grãos de cacau no interior, não para comércio, mas para presentear alguns amigos ; Acho que chegou a hora.
    Atenciosamente,
    Thomaz Abad

    Atenciosamente,
    Thomaz Abad

  4. Mariana Cristina disse:

    A receita é ótima!
    Fui para Peruíbe e encontrei cacau na feira regional, resolvi fazer chocolate com a ajuda do meu filho de 8 anos, o vendedor disse que precisava deixar fermentando por 5 dias as amêndoas do cacau, deixei os 5 dias, depois entrei e achei sua receita e segui a partir daí, ficou ótimo, o pessoal adorou, disseram que é melhor que o comprado por que tem um gosto do cacau mesmo, muito bom. Obrigada por tem colocado a receita dês do começo até o fim, assim conseguimos fazer o chocolate a partir do fruto, uma experiência linda para meu filho que ficou contentíssimo.

  5. Antonio Rodrigues disse:

    Também sou amante do chocolate e gostaria muito de saber muito mais sobre esta delicia que vem do cacau

  6. natanael disse:

    tem que bota 2kg de açucar mesmo

  7. maria disse:

    era essa mesmo a receita que eu estava procurando ,obrigada.

  8. roseno disse:

    A mariana Cristina escreveu, que é preciso fermantar primeiro. Como assim fermentar? me explique isso por favor. irei tentar fazer só secando e torrando . mas responda isso ok!

  9. Jefferson Rafael disse:

    Para fermentar o cacau deixa ele 5 dias abafado e depois coloca no sol para secar até quando não estiver mais umidade sempre é uma media de 4 a 5 dias secando.

  10. Olá Jefferson Rafael!

    Muito obrigada pela sua dica, nos será muito útil. Valeu!!!

  11. Felixtaker disse:

    Gostei da dica mas aque nu meu pais nao tem amendoas de cacau. sera que possu fazer a o chocolate em po e em bara utilizado o cacau em po?

    • Thalita Sousa disse:

      Olá Felixtaker!

      Não sei se ficará bom, pois a ideia é preparar o chocolate caseiro desde a colheita do cacau. Mas se você quiser tentar, não se esqueça de depois contar pra gente como ficou.

      Abraços!

  12. Benjamin disse:

    Ola Thalita Sousa!
    Fiz a sua receita a partir do grao do cacau ja tostado e quebrado em pedacinhos. Fiz como escreveu exatamente. O resultado foi um chocolate MUUUIIITTOOO forte, amargo, e com pozinho. Tem alguma dica para melhora-lo?
    Atenciosamente
    Benjamin

    • Thalita Sousa disse:

      Olá Benjamin!

      Que bacana, você fez então?

      O sabor desse chocolate caseiro realmente é bem forte, pois ele é puro. Eu não sei mais nenhuma dica além das que eu coloquei na receita. Se você encontrar mais alguma informação a respeito de como deixar o chocolate melhor, por favor, publique aqui pra gente.

      Abraços!

  13. Luiz Eloi Debiasi disse:

    Sempre tive curiosidade sobre como produzir chocolate a partir do cacau. Muito boa dica. Experimentarei produzir a partir de sua dica. Obrigado!

  14. Enio Faria disse:

    Olá Thalita,
    Tenho um pé de cacau no meu sitio que produz muitos frutos. Sempre tive vontade de utilizá-los mas não sabia como. Agora sim, amanhã mesmo vou fazer seguindo sua receita, pois acho uma pena perder todos aqueles deliciosos frutos
    Obrigado pela dica.

  15. Mariana Pais disse:

    Oi Thalita,
    Você poderia me dizer o rendimento aproximado de chocolate, no final?
    Obrigada!

  16. Carlos Alberto A. Gonçalves disse:

    Sou natural do sul da Bahia e ví muitas vezes, em casa, minha mãe fazer barras de chocolate. Eu já sabia quais são os ingredientes, embora não soubesse as quantidades. Tenho certeza que sua receita funciona.
    P.S. Quanto à fermentação, o cacau depois de retirado da casca deve ficar em repouso por 4 a 5 dias, porém precisa ser movimentado (mexido) uma vez por dia, para que a fermentação ocorra uniformemente.

  17. Alda disse:

    Muito obrigada pela partilha do seu saber

  18. Rosane Jeffman Spilki disse:

    Adorei a dica e tua orientação. Só vou ter que descobrir onde encontrar grão de cacau aqui em POAS-RS. Conhece algum lugar que venda o grão?

  19. Karina disse:

    Boa tarde Thalita,
    Gostei da sua dica…estava procurando algo semelhante pela internet. Sou estudante de nutrição e tenho que desenvolver um produto de conclusão de curso, pretendo fabricar um chocolate sem lactose, porém que não fosse utilizado soja em sua formulação. Gostaria de saber se é possível desenvolver o chocolate manteiga de cacau, o grão moido e torrado do cacau e poliol (tipo de açucar)? É possível achar para comprar os grãos do cacau já torrado e moído?

  20. Thalita Sousa disse:

    Olá Karina!

    É possível sim encontrar os grãos de cacau já torrados e moídos. No Mercado Livre você encontra, dê uma olhada por lá.

    Algumas lojas de produtos naturais também comercializam.

    Boa sorte com seu trabalho.

    Abraços!

  21. antoni sirnande disse:

    bom dia thalita muito bom o seu site e sua receita é maravilhosa, estou ponçando em plantar cacau e produzir chocolate, se isso acontecer quero contar com voçe com suas receitas para produzir o chocolate e e demais produtos com base de chocolate.
    muito obrigado

  22. Olá Antoni Sirnande!

    Que bom que você gostou do blog, seja bem vindo!
    Sim, e eu também espero continuar contribuindo com as dicas e receitas.

    Um abraço e tudo de bom!

  23. José Armando Aguirre Menin disse:

    Ol,a Thalita
    Depois de torrar e moer os grãos do cacau eu simplesmente misturo uma colher de sopa do pó com um copo de leite e açucar e tomo. Tem alguma contra indicação?

  24. Fabiano disse:

    veja bem eu tenho uma fazendo de cacau,eu mesmo faço todo o procedimento colho seleciono as amendoas e seco torro e faço a pasta de cacau pura e vendo aprti de 1kg.
    e quero fazer este curso mas no boleto e so mandar no meu email.

    • Olá Fabiano!

      O curso ensina como fazer trufas, bombons, pirulitos de ovos de páscoa. Ele é em formato digital. Você pode adquiri-lo através do site http://www.comofazertufas.com. Ao adquirir o curso você pode imprimir o boleto e pagar em qualquer agência bancária. Pode também fazer o pagamento utilizando cartão de crédito.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Abraços!

  25. ivaneza disse:

    Muito boa!
    Parabéns!

  26. Nilson Brito disse:

    Oi Thalita, eu tenho uma propriedade rural produtora de cacau, eu colho e seleciono as melhores amêndoas, as fermento por 08 dias, seco-as e torro-as. Após moê-las, enformo-as em barras de 01 Kg.
    Gostaria de ver a possibilidade de fornecer a você, e também aos seus alunos que hoje vivem de pequenas industrias de achocolatados, as barras de cacau “puro”.
    Despeço-me, desde já, desejando os meus mais sinceros votos de sucesso em seus negócios.

  27. Nilson Brito disse:

    Oi THALITA Eu fiz o brigadeiro, ficou uma delícia com gostinho de cacau, vou preparar umas embalagens com três e doze para vender quem comeu adorou

  28. mauricio bandeira disse:

    Tenho dois pés de cacau, aqui em casa os quais produzem muitos frutos não sabendo como fazer o pó do chocolate, tomava o suco com leite pois em Salvador eu sempre tomava esse suco é muito gostoso.Tenho guardado 1/2Kg de pó das sementes que guardei ,vou experimentar sua receita. OK obrigado pela dica. mauricio

  29. mauricio bandeira disse:

    Obrigado pela receita. Vou fazer.

  30. sandromara disse:

    Bom dia TALHITA estou adorando estas receitas em breve começarei á testa-las . Abraço

  31. roberto magalhaes sa disse:

    sou pequeno produtor de cacau e gostaria de preparar algumas guloseimas ou quem sabe trabalhar .

  32. Ana disse:

    Oi Tahita,estou adorando as receitas e já comecei a executa-las, muito obrigada pelo seu tempo, espero que o meu negocio do chocolate corra bem até ao momento está todo mundo adorando.

    Beijo

  33. Raquel Petramali disse:

    Oi pessoal queria dicas pois o meu ficou roxo e com goto de semente. …o q pode ter acontecido?

  34. wendaly disse:

    eu moro no rs e aqui nao tem muito onde comprar cacau e se tem eh super caro

  35. NAILDE FERREIRA disse:

    Nailde
    Olá Thalita, gostei de saber como preparar o chocolate caseiro, vou tentar, apenas com duas frutas, se ficar bom, depois compro mais. É necessário colocar para fermentar? E depois de fermentado precisa lavar as sementes antes de colocar pra secar?

    Até mais.

  36. Thais disse:

    Boa noite!
    Você saberia me dizer se substituir o leite de vaca por algum “leite” vegetal funcionaria? Sou alérgica à proteína do leite! Grata

  37. Gisele disse:

    Olá Thalita, estou tentando seguir a receita. Porém meu chocolate sempre fica mais pra brigadeiro, não fica duro. Onde será que estou errando? Obrigada.

    • Oi Gisele!

      Infelizmente não é possível que esse chocolate fique igual ao industrializado, pois o industrializado possui muitos outros ingredientes. Esse chocolate é mais recomendado para recheios, ele fica mais mole mesmo.

      Um abraço!

  38. Ana Carolina disse:

    Muito legal a receita adorei, e sou apaixona por chocolate entao adorei mais ainda! kkkk

  39. Carolina S Fernandes disse:

    Sugestão para Gisele que disse que o chocolate dela fica mole eu já fiz varais vezes essa receita e o meu fica duro como uma barra de chocolate, o truque é ferver em fogo baixo sempre mexendo, quando desgrudar do fundo da panela (e começar a grudar na colher) você deve mexer mais uns 4 minutos sem parar para não queimar, depois desligue o fogo e mexa em forma circular por mias 10 minutos, a massa começa a endurecer na panela ai você deve passar um pouco de óleo na forma e espalhar a massa, antes de esfriar corte em pedaços, fica duro e se quiser pode moer no liquidificador e transformar em achocolatado. Eu uso a seguinte proporção 5 partes de cacau torrado e moído, 9 partes de leite e 7 partes de açúcar cristal (uso uma xícara como medida), a quantidade que você fizer fica a seu critérios, basta seguir a proporção de cacau, açúcar e leite.

  40. magda peluso loureiro disse:

    olá,eu faço chocolate in natura há algum tempo,já enviei para alguns Estados e até para Suiça e faço também charutinhos de cacau.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: