Como fazer chocolate caseiro: em barra e em pó

Hoje vou apresentar uma receita bem interessante. Você sabia que é possível fazer chocolate em casa? Não estou falando de fazer bombons ou outras coisas de chocolate. Estou falando de fazer o chocolate mesmo, que depois pode ser utilizado para fazer muitas delícias.

Não é muito difícil fazer chocolate caseiro, e claro que o gosto não fica igualzinho o gosto do chocolate comprado, mas para quem gosta de se aventurar na cozinha, o resultado que se alcança é bem interessante, e o chocolate caseiro pode ser servido como algo exótico, as pessoas adoram.

Vou apresentar todos os ingredientes necessários, e são bem poucos os ingredientes, e também o modo de preparo é bastante simples. Vamos à nossa aventura?!

O que você vai precisar para fazer o seu chocolate caseiro

Para fazer o chocolate caseiro você vai precisar de 1 kg de amêndoas de cacau; 2 litros de leite; 2 kg de açúcar.

Como preparar

Agora vou descrever passo-a-passo como fazer o chocolate caseiro em barra e em pó. Vou descrever desde a colheita do fruto até o chocolate pronto.

cacau

Colha o fruto do cacau e quebre-o. Agora retire as amêndoas e coloque-as para sacar ao sol sobre uma lona limpa.

Quando as amêndoas estiverem completamente secas e sem nenhuma umidade, você deve colocá-las numa panela e levá-las ao fogo para torrar. Mexa sem parar com uma colher de pau. Para saber o ponto, aperte as amêndoas entre os dedos, quando a casca sair facilmente, quer dizer que estão torradas.

Retire as amêndoas do fogo e descasque-as completamente.

Agora moa todas as amêndoas em uma máquina de moer carne. Elas precisam ficar bem moídas.

Adicione à massa os 2 kg de açúcar e os 2 litros de leite. Bata no liquidificador por 5 a 6 minutos. Peneire.

Agora leve ao fogo baixo e mexa sem parar com uma colher de pau (vai demorar aproximadamente 1 hora e 30 minutos para chegar ao ponto). Quando a massa soltar do fundo da panela, quer dizer que está no ponto.

Obs: para ter certeza que o chocolate está no ponto, coloque um pouquinho sobre qualquer superfície de alumínio, se ele ficar duro ao esfriar, ok, está no ponto. É importante você não parar de mexer durante todo o processo de preparo.

Para fazer chocolate em barra

Para fazer o seu chocolate caseiro em barra, você deve despejar a massa numa assadeira de alumínio untada com manteiga, antes de esfriar totalmente, corte as barras do tamanho que desejar.

Para fazer chocolate em pó

Para fazer o chocolate caseiro em pó, faça o seguinte:

Quando o chocolate chegar ao ponto, apague o fogo e continue mexendo sem parar até que ele fique granulado. Depois é só passar na máquina de moer carne e usar uma peneira fina para refinar o chocolate.  

Pronto! Agora você pode utilizar o chocolate feito por você para preparar qualquer guloseima: bolos, tortas, sorvetes, mousses, pudins, coberturas, etc.

 

Conte pra gente o que achou desta receita. Deixe o seu comentário abaixo.

 

Abraço.

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

Receba Grátis No Seu E-mail!

Cadastre-se Agora e Receba meu Mini Curso e Minhas Receitas no seu email. Aproveite, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

93 Comentários

  1. lilika borgwes de melo disse:

    olá pessoa essa receita e otima mais otima que nunca se eu foce vcs eu concerteza iria fazr essa receita bjus e até a proxima!!!….

  2. alexandre disse:

    fazerchocolatedecupuaçuéamesmacoisa?

  3. Thomaz Gustavo Costa Abad disse:

    Sra Thalita Souza:
    Foram muito úteis as suas considerações e ensinamentos. Arquivei e com o tempo, farei uma melhor apreciação.
    Com certeza vou fazer diversas experiências tendo elas como base.
    Sempre tive vontade de produzir um chocolate rústico, coisa muito boa, massa em torno de 60% e praline ou gliters de grãos de cacau no interior, não para comércio, mas para presentear alguns amigos ; Acho que chegou a hora.
    Atenciosamente,
    Thomaz Abad

    Atenciosamente,
    Thomaz Abad

  4. Mariana Cristina disse:

    A receita é ótima!
    Fui para Peruíbe e encontrei cacau na feira regional, resolvi fazer chocolate com a ajuda do meu filho de 8 anos, o vendedor disse que precisava deixar fermentando por 5 dias as amêndoas do cacau, deixei os 5 dias, depois entrei e achei sua receita e segui a partir daí, ficou ótimo, o pessoal adorou, disseram que é melhor que o comprado por que tem um gosto do cacau mesmo, muito bom. Obrigada por tem colocado a receita dês do começo até o fim, assim conseguimos fazer o chocolate a partir do fruto, uma experiência linda para meu filho que ficou contentíssimo.

  5. Antonio Rodrigues disse:

    Também sou amante do chocolate e gostaria muito de saber muito mais sobre esta delicia que vem do cacau

  6. natanael disse:

    tem que bota 2kg de açucar mesmo

  7. maria disse:

    era essa mesmo a receita que eu estava procurando ,obrigada.

  8. roseno disse:

    A mariana Cristina escreveu, que é preciso fermantar primeiro. Como assim fermentar? me explique isso por favor. irei tentar fazer só secando e torrando . mas responda isso ok!

  9. Jefferson Rafael disse:

    Para fermentar o cacau deixa ele 5 dias abafado e depois coloca no sol para secar até quando não estiver mais umidade sempre é uma media de 4 a 5 dias secando.

  10. Olá Jefferson Rafael!

    Muito obrigada pela sua dica, nos será muito útil. Valeu!!!

  11. Felixtaker disse:

    Gostei da dica mas aque nu meu pais nao tem amendoas de cacau. sera que possu fazer a o chocolate em po e em bara utilizado o cacau em po?

    • Thalita Sousa disse:

      Olá Felixtaker!

      Não sei se ficará bom, pois a ideia é preparar o chocolate caseiro desde a colheita do cacau. Mas se você quiser tentar, não se esqueça de depois contar pra gente como ficou.

      Abraços!

  12. Benjamin disse:

    Ola Thalita Sousa!
    Fiz a sua receita a partir do grao do cacau ja tostado e quebrado em pedacinhos. Fiz como escreveu exatamente. O resultado foi um chocolate MUUUIIITTOOO forte, amargo, e com pozinho. Tem alguma dica para melhora-lo?
    Atenciosamente
    Benjamin

    • Thalita Sousa disse:

      Olá Benjamin!

      Que bacana, você fez então?

      O sabor desse chocolate caseiro realmente é bem forte, pois ele é puro. Eu não sei mais nenhuma dica além das que eu coloquei na receita. Se você encontrar mais alguma informação a respeito de como deixar o chocolate melhor, por favor, publique aqui pra gente.

      Abraços!

  13. Luiz Eloi Debiasi disse:

    Sempre tive curiosidade sobre como produzir chocolate a partir do cacau. Muito boa dica. Experimentarei produzir a partir de sua dica. Obrigado!

  14. Enio Faria disse:

    Olá Thalita,
    Tenho um pé de cacau no meu sitio que produz muitos frutos. Sempre tive vontade de utilizá-los mas não sabia como. Agora sim, amanhã mesmo vou fazer seguindo sua receita, pois acho uma pena perder todos aqueles deliciosos frutos
    Obrigado pela dica.

  15. Mariana Pais disse:

    Oi Thalita,
    Você poderia me dizer o rendimento aproximado de chocolate, no final?
    Obrigada!

  16. Carlos Alberto A. Gonçalves disse:

    Sou natural do sul da Bahia e ví muitas vezes, em casa, minha mãe fazer barras de chocolate. Eu já sabia quais são os ingredientes, embora não soubesse as quantidades. Tenho certeza que sua receita funciona.
    P.S. Quanto à fermentação, o cacau depois de retirado da casca deve ficar em repouso por 4 a 5 dias, porém precisa ser movimentado (mexido) uma vez por dia, para que a fermentação ocorra uniformemente.

  17. Alda disse:

    Muito obrigada pela partilha do seu saber

  18. Rosane Jeffman Spilki disse:

    Adorei a dica e tua orientação. Só vou ter que descobrir onde encontrar grão de cacau aqui em POAS-RS. Conhece algum lugar que venda o grão?

  19. Karina disse:

    Boa tarde Thalita,
    Gostei da sua dica…estava procurando algo semelhante pela internet. Sou estudante de nutrição e tenho que desenvolver um produto de conclusão de curso, pretendo fabricar um chocolate sem lactose, porém que não fosse utilizado soja em sua formulação. Gostaria de saber se é possível desenvolver o chocolate manteiga de cacau, o grão moido e torrado do cacau e poliol (tipo de açucar)? É possível achar para comprar os grãos do cacau já torrado e moído?

  20. Thalita Sousa disse:

    Olá Karina!

    É possível sim encontrar os grãos de cacau já torrados e moídos. No Mercado Livre você encontra, dê uma olhada por lá.

    Algumas lojas de produtos naturais também comercializam.

    Boa sorte com seu trabalho.

    Abraços!

  21. antoni sirnande disse:

    bom dia thalita muito bom o seu site e sua receita é maravilhosa, estou ponçando em plantar cacau e produzir chocolate, se isso acontecer quero contar com voçe com suas receitas para produzir o chocolate e e demais produtos com base de chocolate.
    muito obrigado

  22. Olá Antoni Sirnande!

    Que bom que você gostou do blog, seja bem vindo!
    Sim, e eu também espero continuar contribuindo com as dicas e receitas.

    Um abraço e tudo de bom!

  23. José Armando Aguirre Menin disse:

    Ol,a Thalita
    Depois de torrar e moer os grãos do cacau eu simplesmente misturo uma colher de sopa do pó com um copo de leite e açucar e tomo. Tem alguma contra indicação?

  24. Fabiano disse:

    veja bem eu tenho uma fazendo de cacau,eu mesmo faço todo o procedimento colho seleciono as amendoas e seco torro e faço a pasta de cacau pura e vendo aprti de 1kg.
    e quero fazer este curso mas no boleto e so mandar no meu email.

    • Olá Fabiano!

      O curso ensina como fazer trufas, bombons, pirulitos de ovos de páscoa. Ele é em formato digital. Você pode adquiri-lo através do site http://www.comofazertufas.com. Ao adquirir o curso você pode imprimir o boleto e pagar em qualquer agência bancária. Pode também fazer o pagamento utilizando cartão de crédito.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Abraços!

  25. ivaneza disse:

    Muito boa!
    Parabéns!

  26. Nilson Brito disse:

    Oi Thalita, eu tenho uma propriedade rural produtora de cacau, eu colho e seleciono as melhores amêndoas, as fermento por 08 dias, seco-as e torro-as. Após moê-las, enformo-as em barras de 01 Kg.
    Gostaria de ver a possibilidade de fornecer a você, e também aos seus alunos que hoje vivem de pequenas industrias de achocolatados, as barras de cacau “puro”.
    Despeço-me, desde já, desejando os meus mais sinceros votos de sucesso em seus negócios.

  27. Nilson Brito disse:

    Oi THALITA Eu fiz o brigadeiro, ficou uma delícia com gostinho de cacau, vou preparar umas embalagens com três e doze para vender quem comeu adorou

  28. mauricio bandeira disse:

    Tenho dois pés de cacau, aqui em casa os quais produzem muitos frutos não sabendo como fazer o pó do chocolate, tomava o suco com leite pois em Salvador eu sempre tomava esse suco é muito gostoso.Tenho guardado 1/2Kg de pó das sementes que guardei ,vou experimentar sua receita. OK obrigado pela dica. mauricio

  29. mauricio bandeira disse:

    Obrigado pela receita. Vou fazer.

  30. sandromara disse:

    Bom dia TALHITA estou adorando estas receitas em breve começarei á testa-las . Abraço

  31. roberto magalhaes sa disse:

    sou pequeno produtor de cacau e gostaria de preparar algumas guloseimas ou quem sabe trabalhar .

  32. Ana disse:

    Oi Tahita,estou adorando as receitas e já comecei a executa-las, muito obrigada pelo seu tempo, espero que o meu negocio do chocolate corra bem até ao momento está todo mundo adorando.

    Beijo

  33. Raquel Petramali disse:

    Oi pessoal queria dicas pois o meu ficou roxo e com goto de semente. …o q pode ter acontecido?

  34. wendaly disse:

    eu moro no rs e aqui nao tem muito onde comprar cacau e se tem eh super caro

  35. NAILDE FERREIRA disse:

    Nailde
    Olá Thalita, gostei de saber como preparar o chocolate caseiro, vou tentar, apenas com duas frutas, se ficar bom, depois compro mais. É necessário colocar para fermentar? E depois de fermentado precisa lavar as sementes antes de colocar pra secar?

    Até mais.

  36. Thais disse:

    Boa noite!
    Você saberia me dizer se substituir o leite de vaca por algum “leite” vegetal funcionaria? Sou alérgica à proteína do leite! Grata

  37. Gisele disse:

    Olá Thalita, estou tentando seguir a receita. Porém meu chocolate sempre fica mais pra brigadeiro, não fica duro. Onde será que estou errando? Obrigada.

    • Oi Gisele!

      Infelizmente não é possível que esse chocolate fique igual ao industrializado, pois o industrializado possui muitos outros ingredientes. Esse chocolate é mais recomendado para recheios, ele fica mais mole mesmo.

      Um abraço!

  38. Ana Carolina disse:

    Muito legal a receita adorei, e sou apaixona por chocolate entao adorei mais ainda! kkkk

  39. Carolina S Fernandes disse:

    Sugestão para Gisele que disse que o chocolate dela fica mole eu já fiz varais vezes essa receita e o meu fica duro como uma barra de chocolate, o truque é ferver em fogo baixo sempre mexendo, quando desgrudar do fundo da panela (e começar a grudar na colher) você deve mexer mais uns 4 minutos sem parar para não queimar, depois desligue o fogo e mexa em forma circular por mias 10 minutos, a massa começa a endurecer na panela ai você deve passar um pouco de óleo na forma e espalhar a massa, antes de esfriar corte em pedaços, fica duro e se quiser pode moer no liquidificador e transformar em achocolatado. Eu uso a seguinte proporção 5 partes de cacau torrado e moído, 9 partes de leite e 7 partes de açúcar cristal (uso uma xícara como medida), a quantidade que você fizer fica a seu critérios, basta seguir a proporção de cacau, açúcar e leite.

  40. magda peluso loureiro disse:

    olá,eu faço chocolate in natura há algum tempo,já enviei para alguns Estados e até para Suiça e faço também charutinhos de cacau.

  41. Silvana disse:

    Olá, fiz sua receita ficaram muito boa , fiz em pó e depois de pronto coloquei no liquidificador e refinei ficou fininho muito bom e a outra parte que era em barra coloquei nata fresca ficou como um brigadeiro coloquei castanhas de caju e passei no chocolate em pó ficou maravilhoso amei.

  42. Renata disse:

    Olá Meu nome é Renata, e meu marido e eu estamos terminando de fazer a receita mas, tenho somente 1 pé de cacau em casa fizemos a receita com 250gr de cacau fiz mais amargo e esta ficando maravilhoso!

  43. Sílvio disse:

    Olá Nilson Brito. Gostaria de entrar em contato com vc para adquirir as barras de cacau.

  44. LÚCIA disse:

    Olá talita!
    como fazer para obter o chocolate 100%, aquele que se coloca para fazer bolo bem escuro?

  45. LÚCIA disse:

    Aos interessados!
    Para fazer chocolate em pó das amêndoas é necessário colher o cacau fruta maduro(cor de ouro) para não amargar,e colocar para fermentar as amêndoas por 5 dias, só assim dará um chocolate de boa qualidade, após coloque para secar e segue a receita da Talita, que é perfeita.

  46. LÚCIA disse:

    Thalita Sousa
    Vi o seu desejo de ter um pé de cacau, então vai uma sugestão de plantio.
    Arrume um cacau fruto e retire a semente mais bonita que tiver, então pegue uma caixinha de leite vazia faça alguns furo no fundo coloque terra e molhe, após faça um furo na terra e coloque a semente e cobre de terra e regue mantendo úmido a terra quando tiver uns 20 cm de tamanho transporte para a onde deseja ser plantado a muda e continue regando para não morre.
    O pé de cacau passará a produzir com 3 anos, ah, não esqueça de colocar adubo orgânico na cova ante de plantar a muda.
    Boa sorte com a sua muda.

  47. Guilherme K disse:

    Fiz o chocolate com o cacau, ficou amargo e forte. Durante o processo é comum o chocolate ficar com cor arroxeada ou violeta?

  48. Renato Bittencourt disse:

    Boa noite. Tenho em casa licor de cacau (massa de cacau) que ganhei de presente. Comprei manteiga de cacau, leite em pó, açúcar de coco, óleo de coco, entre outros ingredientes. Gostaria de saber se você poderia me ajudar a achar uma proporção decente pra eu fazer uma versão “a base de coco” do chocolate. Quanto porcento, em média, de cada ingrediente e como mixá-los pra conseguir um chocolate ao leite suave (+- 35%) e meio amargo (+-50%). Poderia me dar alguma dica? Obrigado.

  49. João Paulo disse:

    Ola, ha como fazer uma barra de cacau puro?

  50. natanael disse:

    Bom dia gistaria de saber sobre rendimento e o custo pra que eu possa produzir a batra de chocolate, quero minha marca. Muito obrigado

  51. zenilia disse:

    Amei suas receitas, são ópimas !

  52. Neiva disse:

    Adorei a receita. O problema é o cacau! É possível fazer essa com cacau granulado que se encontra no mercado?Obrigada!

  53. Alexandre disse:

    Estive recentimente em Trancoso BA e experimentei um dos melhores chocolates do mundo (O feito em casa como sua receita), na volta comprei cacau em fruta e chegando em casa corri pra fazer. Pensa num “trem” que ficou bom, agora quando nao acho cacau no mercado compro de um vendedor do mercado livre. Ja fiz 4 vezes, e cada dia fica melhor. Agora vou testar sua receita.

  54. Mailton Vieira Franco disse:

    Thalita, uma dica: as amêndoas do cacau devem ficar 4 dias em processo de fermentação para depois ir ao sol pra secar. Se não houver o processo de fermentação, as amêndoas ficam com sabor adstringente e o chocolate não terá um bom sabor e aroma. A fermentação é necessária para que as enzimas responsáveis pelo aroma e sabor característico do chocolate possam agir. Sou técnico agrícola, trabalhei por oito anos na produção de cacau.

  55. Paulo Victor disse:

    Olá. Fiz o chocolate seguindo todos os passos e deu certo. Como já era esperado, o sabor lembra muito um chocolate comprado mas é um sabor mais selvagem. Gostei da experiência. Abraços