Derretedeira de chocolate: compensa comprar?

A derretedeira de chocolate é um artigo de bastante utilidade para quem produz grande quantidade de produtos feitos com chocolate. O fato é que se você realmente deseja ganhar muito dinheiro vendendo bombons, trufas, ovos de páscoa e outras delícias feitas com chocolate, a derretedeira de chocolate profissional realmente é um utensílio que pode facilitar muito a sua vida, permitindo que você aumente a sua produção e a qualidade dos seus produtos.

Como funciona a derretedeira de chocolate

A derretedeira de chocolate surgiu para ajudar aquelas pessoas que trabalham com chocolate e que necessitam de equipamentos que permitam manter uma boa produtividade, mas sem prejudicar a qualidade dos produtos.

A derretedeira de chocolate utiliza o processo do banho-maria para derreter o chocolate, porém, da forma como ela faz o derretimento, você não corre o risco de perder chocolate por causa de água que cai no produto ou por causa de erros de temperagem. Também você não corre o risco de queimar o chocolate na hora do derretimento, pois a derretedeira vem com um termostato que possibilita o ajuste da temperatura, o que praticamente exclui o risco do chocolate queimar durante o seu derretimento.

Vantagens que a derretedeira de chocolate oferece

Se você trabalha com chocolate, pode derreter o produto em banho-maria utilizando uma panela, ou pode derreter também no micro-ondas, contudo, no caso do banho-maria feito com o auxílio de uma panela, o risco de cair água no chocolate e estragá-lo é muito grande, e existe também o risco de se queimar o produto. Derreter o chocolate no micro-ondas pode ser uma boa opção, mas o risco de queimar o produto é bastante grande. Além disso, todas as duas maneiras de derreter chocolate não oferecem a possibilidade de manter durante muito tempo a temperatura do produto no ponto ideal de trabalho, o que acaba interferindo negativamente no rendimento da produção.

A derretedeira de chocolate é um utensílio que oferece várias vantagens, que realmente contribuem muito para um aumento significativo na capacidade produtiva de quem trabalha com chocolate. Abaixo algumas vantagens oferecidas pela derretedeira de chocolate profissional.

derretedeira de chocolate é ótimo

1 – A derretedeira, além de derreter o chocolate, o mantêm aquecido pelo tempo que você precisar, assim não será necessário parar o trabalho para aquecer novamente o chocolate.

2 – A derretedeira de chocolate utiliza o processo de banho-maria para derreter o produto, mas de maneira que não deixa a água ou a umidade estragar o chocolate.

3 – A derretedeira derrete e mantém o chocolate na temperatura ideal, o que elimina o risco de queima do produto, e evita dificuldades com a temperagem.

4 – A derretedeira de chocolate consegue derreter grande quantidade de chocolate, o que é uma mão na roda na hora de produzir grandes quantidades de bombons, trufas, ovos de páscoa e outras delícias.

5 – Você não precisará de termômetro culinário para medir a temperatura do chocolate, porque a derretedeira de chocolate possui termostato que ajusta a temperatura de forma ideal.

Como utilizar a derretedeira de chocolate

A derretedeira de chocolate é muito fácil de ser utilizada. Veja abaixo como você pode derreter o chocolate utilizando essa excelente ferramenta de trabalho.

1 – Pique o chocolate.

2 – Retire a cuba e coloque 03 dedos de água para cobrir a resistência da derretedeira.

3 – Ligue a derretedeira e coloque a temperatura em 70º C.

4 – Quando atingir os 70º C, coloque o chocolate picado na cuba, coloque-a na derretederira, e então mude a temperatura para 30º C. Essa temperatura será mantida durante o tempo que você precisar.

Conclusão

A derretedeira de chocolate é um utensílio indispensável para quem realmente deseja ganhar muito dinheiro produzindo ovos de páscoa, trufas, bombons e outras delícias feitas com chocolate. A derretedeira não é um utensilio caro, e o investimento com certeza trará muito retorno.

Muito sucesso pra você!

Beijos!

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

Receba Grátis No Seu E-mail!

Cadastre-se Agora e Receba meu Mini Curso e Minhas Receitas no seu email. Aproveite, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

27 Comentários

  1. jaqueline dos santos disse:

    Eu já faço trufas, bombons,pirulitos de chocolates, mas gostaria de se aperfeiçoar mais, pois aprendi praticamente sozinha,pois a vontade é tão grande que me esforcei e acabei aprendendo,mas cada vez mais, quero aprender técnicas diferentes,e tenho um grande sonho de montar um negocio proprio para mim,como não consigo arrumar um emprego,então o melhor e trabalhar para mim mesma,com certeza vou ganhar mais,gosto muito de fazer trufas,etc… e cada dia tenho mais vontade de fazer, ja fiz trufas para aniversarios,pirulitos e todo o mês eu vendo cerca de 60,00 por mês de trufas, ja tenho alguns clientes que compra todo mês, mas queria poder aprender mais coisas,adoro muito fazer coisas com chocolate, me distraio muito,vou ficar muito feliz se você me ensinar do que ja sabe, desde ja obrigada pela atenção.

    • Thalita Sousa disse:

      Olá querida Jaqueline!

      Fazer coisas com chocolate realmente é uma delícia! Aqui no Escola Chocolate você encontra muitas dicas e receitas que podem te ajudar. Além disso, eu lancei um curso gratuito que pode te ajudar também, para acessá-lo use o link http://www.comofazertrufas.com/curso2 . Também tem o nosso curso para iniciantes, para conhecê-lo acesse http://www.comofazertrufas.com .

      Seja perseverante e em breve você conseguirá ganhar um bom dinheirinho fazendo delícias com chocolate.

      Beijo pra você, e muito sucesso!!!

      Thalita Sousa

  2. leila disse:

    Ola Thalita adorei o site. Sou nova nessa area de chocolate, e gostaria de saber se o chocolate nobre for derretido na derretedeira será necessario dar o choque termico? Desde ja agradeço.

  3. Olá Leila!

    Seja bem vinda ao blog Escola Chocolate! Te convido a participar do grupo no facebook: Amigos Escola Chocolate. Link: https://www.facebook.com/groups/amigosescolachocolate/

    O chocolate nobre, quando usado para casquinha de bombons, ovos, sempre vai necessitar de temperagem. É importante que você siga as instruções da embalagem.

    Um abraço!

  4. Jeane Clice Sousa Rocha disse:

    tudo bom ,gostaria de sabe se com a derredeira eletrica quando chega na temperatura que desejo ela indica ou eu tenho que ta colocando o termometro para sabe se atingiu os 45 graus ai tenho que fazer a temperagem normal

  5. Renata disse:

    Oie Talita, td bem?? como é feito a temperagem do chocolate quando derretido na derretedeira??? é feito na própria derretedeira ou tenho ficar trocando de recipiente??? Obrigada!

  6. Indianara disse:

    Oi Thalita, tudo bem? Eu gostaria de saber qual a marca da derretedeira e como eu faço para comprar uma igual a que você usa, já que eu não conheço nenhuma?

    • Olá Indianara!

      Estou bem e você? Você encontra facilmente em qualquer loja física ou pela internet e quanto a marca existe uma mais famosa que predomina o mercado (Marchesoni), são vários os modelos e tamanhos.

      Um abraço e bom trabalho!

  7. tatiana rodrigues disse:

    Ola talita tudo bem? Eu ja trabalho com trufas e aprendi praticamente sozinha e por semana vendo em media 900 trufas,mas eu quero aprender novos sabores,eu faco de brigadeiro,coco,morango,napolitano,amendoim,mousse de maracuja,mousse de limao,brigadeiiro branco,crocante,choco ball e uva, sendo que todos esses sabores em chocolate preto e branco,faco em media 170 a 180 diariamente e derreto em banho maria penso que a derretedeira seria o ideal pra mim,mas ainda tenho muito que aprender.Tem como voce me dar dicas de sabores baratos para incrementar minhas trufas e aumentar minhas vendas? Voce acha que a derretedeira iria melhorar meu desempenho?

  8. LUCIANE disse:

    Oi Thalita!
    Gostaria de saber se usando a derretedeira, mesmo assim tenho que fazer a temperagem, e como faz essa temperagem do chocolate?
    Apo´s fazer a temperagem, eu tenho que retornar o chocolate na derretedeira caso não for usado todo o chocolate??

  9. Patricia Freire disse:

    Boa noite, Thalita!

    Fiquei com uma dúvida lendo o post… para ligar a derretedeira eu ligo em 70º e depois abaixo para 30º, mas a temperatura correta para o derretimento não é 45º a 50º? Me tira essa dúvida por favor!! Eu comprei uma usada, mas não sei como usar! kkk

    • Oi Patricia, bom dia!

      Existem pessoas que recomendam usar a derretedeira nas temperaturas de 30°, 40° e até 50° graus, ou simplesmente acionar o termostato. A temperatura ideal para se trabalhar com chocolate é de 28 até 31° graus, por isso, eu prefiro colocar nessa temperatura (30°), até mesmo porque eu já havia feito um aquecimento inicial de 70°.

      Um abraço e bom trabalho! 😉

  10. Patricia Freire disse:

    Obrigada, Thalita!

    Eu fiz isso, mas o chocolate ficou cheio de pedacinhos sem derreter, está desde as 3:00 da manhã na derretedeira, vc acho quer pode ser um problema do chocolate ou da derretedeira?

  11. Patricia disse:

    Olá Thalita, gostaria de saber qual o tempo ideal em que o chocolate em média de 2kg deve derreter na derretedeira Marchesoni. Obrigada.

  12. Patricia disse:

    Olá querida. Vc disse neste post que não é necessário o uso do termômetro culinário, pois a derretedeira possui o termostato que informa a temperatura. Porém, eu vi em um vídeo tutorial da Harald dizendo que é necessário o uso do termômetro culinário ao realizar a temperagem por indução, então fiquei em dúvida, pois a derretedeira já não coloca o chocolate na temperatura de 30º necessária?

    • Olá Patricia!

      O texto diz que a derretedeira mantém a temperatura do chocolate. Portanto não é necessário o uso constante do termômetro. Porém, o uso da derretedeira não dispensa o choque térmico do chocolate, nem dispensa o uso do termômetro nesse momento. Pois o choque térmico, tem a função de unir os cristais que se separaram no momento do derretimento e a derretereira não possui essa capacidade.

      Um abraço e bom trabalho!

  13. Patricia disse:

    como faço pra temperar chocolate dentro da cuba da derretedeira?

  14. Monize disse:

    Olá, tenho uma duvida.

    Quando o chocolate nobre é derretido na derretedeira elétrica é necessário dar o choque término nele?
    Obrigada!

  15. Michele disse:

    Olá Thalita, tudo bem? Tenho uma sorveteria e gostaria de utilizar a derretedeira para fazer fundue de frutas no inverno, mas gostaria de saber se após derretido o chocolate onde devo armazená-lo, se é possível derrete-lo várias vezes e qual a validade do chocolate após ser derretido.
    obrigada!

    • Olá Michele!

      Estou bem e você?
      Desde que o chocolate esteja frio, você pode colocá-lo em uma vasilha e cobrir com plástico filme. O chocolate pode ser derretido inúmeras vezes e a validade dele depois de derretido é a mesma que consta na embalagem.

      Um abraço e bom trabalho!

  16. carlos disse:

    Olá Thalita, tudo bom? Estou abrindo uma loja de chocolates e iremos fazer os chocolates na própria loja, em decorrência disso tenho que utilizar derretedeiras que primam pela estética refinada. Todos os modelos que procurei são feios, você conhece alguma empresa que fazem derretedeiras que primam pelo acabamento e estética?

    Obrigado

    Carlos