Receita de alfajor argentino

Olá pessoal! Hoje eu vou apresentar uma receita muito especial. O alfajor argentino é um doce muito saboroso que consiste em duas camadas de massa com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate. Essa receita de alfajor argentino tem realmente as características do alfajor original, ou seja, os alfajores ficam bastante parecidos com aqueles que compramos lá na Argentina.

Para preparar essa delícia você precisará de uma quantidade razoável de ingredientes, e também de um pouquinho de tempo, contudo, seus esforços valerão a pena, pois os alfajores ficam realmente deliciosos!

Ingredientes para preparar os alfajores argentinos

Para preparar os alfajores você vai precisar:

Para a massa

250 g de manteiga; 160 g de açúcar; 03 gemas; 250 g de amido de milho; 180 g de farinha de trigo; 36 g de cacau em pó; 01 colher de chá de bicarbonato de sódio; 01 colher de chá de fermento em pó; 01 colher de café de aroma de baunilha; 01 colher de sopa de conhaque; raspas de 01 limão.

Para o recheio

400 g de doce de leite pastoso de boa qualidade; 01 colher de sopa de conhaque.

Para a cobertura

750 g de chocolate ao leite ou meio amargo.

Como preparar o alfajor argentino

O preparo do alfajor argentino não é complicado, entretanto, exige um pouquinho de tempo. Acompanhe o passo a passo:

Primeiramente vamos preparar a massa.

Bata a manteiga e o açúcar. Sem parar de bater, adicione as gemas uma por uma, e deixe bater até conseguir um creme esbranquiçado e leve. Adicione agora o amido de milho, a farinha de trigo, o cacau em pó, o bicarbonato, o aroma de baunilha, o conhaque e por fim as raspas de limão. Misture bem até conseguir uma massa bem homogênea. Agora cubra com filme plástico, leve à geladeira e deixe por 12 minutos.

Receba Meu Curso Grátis e Minhas Receitas No Seu E-Mail!
 
Preencha o Formulário Abaixo e Clique No Botão Para Se Cadastrar e Receber o Curso Grátis, Minhas Receitas e Dicas.

Agora polvilhe uma superfície (bem limpa, lisa e seca) com farinha de trigo, em seguida abra a massa com o auxílio de um rolo até que ela fique com aproximadamente 03 mm de espessura. Agora corte a massa em quadradinhos com aproximadamente 2,5 cm. Coloque-os numa assadeira untada e enfarinhada, então leve ao forno pré-aquecido a 180º C e deixe assar por 18 minutos ou até dourar.

Quando os quadradinhos de massa estiverem assados, retire-os do forno e os coloque sobre uma grade para que esfriem.

Preparar o recheio.

Coloque o doce de leite numa panela e leve ao fogo médio, mexa sempre durante 05 minutos (o doce precisa ficar bem firme). Acrescente o conhaque e mexa bem. Em seguida espalhe o recheio sobre os quadradinhos de massa, faça pares com eles, de maneira a formar os alfajores.

Fazer a cobertura.

Derreta o chocolate (para saber como derreter chocolate corretamente baixe o nosso guia gratuito clicando aqui). Mergulhe os alfajores no chocolate derretido (utilize um garfo para glaçar, assim será mais fácil banhar os alfajores), balance para retirar os excessos. Coloque-os sobre papel manteiga. Quando terminar de banhá-los, leve à geladeira por 05 a 10 minutos, para que sequem. Em seguida retire-os da geladeira e sirva.

Dicas: para conservar os alfajores argentinos você precisa envolvê-los em celofane ou filme plástico. Eles devem ser guardados em local seco e arejado.

Se você quiser pode cortar a massa em formato de círculos.

Abraços e beijos!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS...
4 Comentários
  1. 19 de março de 2014
  2. 20 de março de 2014
  3. 5 de abril de 2014
    • 14 de abril de 2014

Deixe o seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *