Doces Receitas Diversas Thalita Sousa

Receita de Bala de Coco Fácil

Olá, tudo bem? Espero que sim… 🙂

Hoje quero partilhar com você um grande feito, rsrs…

Eu sempre amei doces de todos os tipos, e essa receita de bala de coco, dispensa comentários.

Há alguns anos tentei fazê-la, mas foi um desastre completo, pois queimei as mãos, no momento de cortar quebrei a tesoura e a bala ficou muitíssimo dura.

Mas agora descobri uma maneira fácil de fazê-la, confesso que fiz duas vezes para dar certinho, pois da primeira  vez, eu não tive o cuidado de secar bem a mesa e nem a paciência de deixar a calda chegar no ponto de vidro. E na segunda tentativa foi fácil, fácil, sem queimar as mãos e ficou uma  bala de coco que derrete na boca.

Ingredientes

Será necessário apenas:

  • 1 kg de açúcar refinado
  • 1 vidro (200ml) de leite de coco
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Para fazer a bala de coco, você vai precisar de uma superfície de mármore ou granito gelada, por isso, antes de começar  fazer a bala, primeiro coloque sobre a mesa de mármore ou granito vários saquinhos com gelo, assim ela estará bem gelada quando terminar a calda.

Calda

Em uma panela de alumínio coloque todos os ingredientes, não é necessário misturá-los.  Deixe os ingredientes fervam em fogo baixo, sem mexer.

A calda leva uma média de 45 a 50 minutos para ficar pronta, por isso, paciência… Ela vai ferver e subir  mas depois vai descer bem devagar e continuar fervendo. Veja na sexta imagem até onde ela subiu.

1

Para saber o ponto, será necessário colocar um pouquinho de água fria em uma vasilha e colocar uma pequena porção da calda de açúcar.

Se a calda formar uma balinha bem durinha e não espalhar na água, tire a água da vasilha e jogue a balinha nela, se ouvir um som de pedrinha/vidro caindo você já acertou o ponto.

Nesse momento, você deve retirar os saquinhos com gelo e secar bem a mesa/superfície, depois untar bem o local com margarina.

Despeje a calda bem devagar, tenha o cuidado de não levantar a panela para evitar que  a calda açucare.

Bala de Coco

Deixe-a sobre o local por alguns minutos até  perceber que é possível levantar as bordas e que ela está em temperatura morna, suportável ao tato.

Conforme mostra a imagem abaixo, o melado forma um círculo, basta enrola-lo quando ele soltar da mesa ao ser levantado.

Agora, chegou o momento de puxar a massa para transformá-la em bala. Ebaa!!!  🙂

#Dica:  é possível facilitar o trabalho colocando a massa da calda em um cabidinho da sua cozinha ou em prego novo e esterilizado que pode ser colocado na parede, depois  basta apoiar a massa no cabidinho/prego  e  puxar,  assim ficará bem mais fácil, pois quem irá sustentar o peso será  o prego/cabidinho.

*Por falta de algo assim na minha casa estiquei a massa sem apoiar em nada, mas logo, logo vou providenciar um prego ou cabidinho. Rsrs..

Você vai perceber que ela vai ficar branca igual à imagem quatro, no entanto, ainda será preciso puxar mais um pouco até sentir a massa pesada e difícil de esticar.

Bala de Coco1

Quando a massa já estiver quase impossível de esticar, basta dividi-la e esticar alguns cordões sobre a mesa. Logo em seguida marque o tamanho das balas com uma espátula, conforme mostra a imagem seis e deixe-as descansar por cerca de 3 horas, depois guarde-as em um pote com tampa.

Receita de Bala de Coco Fácil

Durabilidade: podem ser conservadas até 3 semanas na geladeira.

Espero que testem a receita e partilhem comigo o resultado! Um grande abraço!

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

Receba Grátis No Seu E-mail!

Cadastre-se Agora e Receba meu Mini Curso e Minhas Receitas no seu email. Aproveite, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. myleine disse:

    amei, a receita vou fazerem ksa. assim q conseguir posto meu trabalho,parabens talita por suas dicas, e por ter criado esse blog maravilhoso

  2. fabiana disse:

    essa receita rende quantas balas.

  3. perpetua disse:

    Thalita tudo bem? Eu já tentei fazer ,mais acho muito difícil . Vou fazer quem sabe agora da certo .Obrigada pela receita. Um abraço.

  4. Ana Claudia disse:

    Thalita!!parabens pelo seu trabalho ameiiii conhecer seu trabalho,tudo bem explicado,eu amo fazer doces e aqui no seu blog as dicas são muito especiais.beijos!

  5. andrea disse:

    adorei a receita vou fazer bjs adorei muito bem explicado amei PARABÉNS

  6. Jamine disse:

    Boa Noite,como sei p prazo de validade da receita de bananinha?Gostaria de fazer e vender num saquinhos sabe me dizer o valor em média para venda.

    Grata e adorei o teu site,parabéns!