Receita de Chocolate Crocante

Chocolate Crocante é mais uma receita deliciosa, com ingredientes simples e muito fácil de preparar. 

O responsável pelo efeito “crocante”  externo da minha barrinha foi a forminha que escolhi. Se você escolher uma forminha lisa, provavelmente não conseguirá o mesmo efeito. 

Esse é um bombom maciço muito simples, mas se você usar um chocolate de boa qualidade, certamente conseguirá um bombom muito saboroso.

Vamos aos ingredientes!

  • 300 gramas de chocolate (nobre) meio amargo
  • 1 xícara (chá) de flocos de arroz
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • 1/2 colherinha (café) de margarina

Modo de preparo do chocolate crocante

TEMPERAGEM DO CHOCOLATE

Para usar o chocolate nobre será necessário fazer a temperagem, ou seja, a cristalização dos cristais (gama, alfa, beta, etc..) que a manteiga de cacau possui.

Esses cristais se separam quando o chocolate é derretido e a temperagem tem a função de uni-los novamente.  A temperatura ideal de uso do chocolate meio amargo é de 30 °C.  

Existem vários modos de se fazer a temperagem. Hoje optei pela Difusão. Esse processo de temperagem se resume em separar 1/3 do chocolate que será usado, e derreter a outra parte, ou seja, 2/3 do chocolate. Depois unir as duas partes e misturar um pouco.

dividir o chocolate em duas partes

unir as duas partes do chocolate

Esse processo é um pouco demorado, mas é possível alcançar um bom resultado.

Não é necessário mexer o chocolate o tempo todo, basta deixar o termômetro no recipiente com o chocolate e observar até que se alcance a temperatura ideal para uso.

medindo a temperatura do chocolate

CROCANTE

Para preparar o crocante faça um melado com o açúcar e a água. Quando ele estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente os flocos de arroz.

fazer o crocante

crocante pronto

Misture bem e deixe esfriar, em seguida misture o crocante ao chocolate.

Feita a mistura do crocante de flocos com o chocolate, coloque pequenas porções na forminha escolhida (evite preencher muito a forminha), depois leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.

chocolate e crocante na forminha

Depois é só desenformar e se deliciar!

receita de chocolate crocante

Rendimento: 15 barrinhas

Durabilidade: até 20 dias

Abraços!

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

Receba Grátis No Seu E-mail!

Cadastre-se Agora e Receba meu Mini Curso e Minhas Receitas no seu email. Aproveite, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

32 Comentários

  1. tania disse:

    hum este chocolate parece ser delicioso, vou fazer…..muito obrigada thalita pelas suas dicas maravilhosas!!!! vc esta de parabens!!!!! bjs

  2. Rozemir disse:

    Boa noite, adoro suas dicas, estou comecando a fazer doces para vender no meu trabalho.

  3. tania disse:

    oh querida thalita,voçe ta de parabens!!! suas dicas sao imperdiveis, quero começar a fazer chocolates,mas tou meia indevisa,porque moro na bahia, e aqui e muito quente,muito….. sera que conseguirei trabalhar com os chocolates?

    • Olá, Tania!

      Muito Obrigada pelo carinho! O calor dificulta um pouco o trabalho com chocolate, mas não é impossível. Você tem que se adequar as exigências do chocolate, se necessário madrugar ou trabalhar à noite, enfim buscar os horários mais frescos para fabricar os doces. Vale a pena procurar pessoas na sua região que já trabalham com chocolate para saber os recursos usados por elas.

      Um abraço e tudo de bom!

  4. Viviane disse:

    Oi Thalita,boa tarde.gostaria de saber se os piulitos feito vc com papel de arroz pode se eqmbalados.o gel de brilho gruda na embalagem? Se possilvel vc pode me responde ate amanha de manha.Curto demais suas receitaz.bk

  5. Rosana disse:

    Querida TThalita adorei fazer seu curso de chocolate e adoro todas as receitas e dicas que recebo. Obrigada querida beijos.

  6. Adriana disse:

    oi Thalita! tô amando tudo o que tô vendo.
    tenho duvidas em relação a valores, como que faço, pra vender num preço justo? e que me renda claro.
    vc pode dar essa dica ou só no curso? obg!!

    • Olá Adriana!

      Seja bem vinda ao blog! Eu costumo recomendar que se faça um cálculo do que gastou para preparar os docinhos. Em seguida divida esse valor por unidade e multiplique o valor unitário por 3. Por exemplo: se você gastou uma média de R$30,00 reais para preparar 100 bombons, ao dividir por 100 unidades cada bombom terá te custado 0,30 centavos X 3 = 0,90 centavos cada bombom. Também é muito importante que você faça uma pesquisa dos valores cobrados na sua região.

      Um abraço e tudo de bom!

  7. Maria Francisca Alves Cavalcante disse:

    Adorei a receita, brevemente testarei.Obrigada!

  8. gardenia disse:

    oie fiz mas o meu ñ deu certo,ñ desgrudou da forminha e onde coloco a manteiga?obg bjo adoro as receitas daki….

    • Olá Gardenia!

      Você fez a temperagem, deixou o chocolate alcançar a temperatura de 30°C? Eu encontrei algumas dificuldades até conseguir fazer a temperagem, as vezes é necessário um pouco de treino. A manteiga deve ser colocada junto com o açúcar e água na panela.

      Um abraço!

  9. Fabiene disse:

    Bom dia! Se eu jogar os flocos de arroz direto no chocolate ele vai murcha? Tenho que embalar? Por exemplo é para festa, vai ficar exposto, quanto tempo ele vai ficar crocante?

    • Olá Fabiene, bom dia!

      O flocos de arroz não mucha depois de misturado ao chocolate, agora se você deixar os bombons completamente expostos ao ambiente, a qualidade pode variar, conforme o calor ou a umidade do ambiente e o tempo de exposição. Mas você pode deixa-los expostos em uma festa sem riscos de murchar o flocos..

      Um abraço!

  10. MARIA DA SALETE PAULA disse:

    Olá Thalita, uma ótima noite para você…Vi o seu mini curso… maravilhosas dicas… e quero participar do grupo `amigos escola chocolate`. Sou uma chocólatra assumida…rsrsrsrs… adoro fazer docinhos e chocolates… e gostaria muito de aprender mais e mais… um beijo no seu coração e obrigada por me aceitar em seu grupo.

    • Olá, Maria da Salete Paula!

      Uma boa noite pra você também! Fico muito feliz em saber que você gostou do mini curso, seja bem vinda ao blog, ao grupo! É ótimo saber que você deseja aprender, então vamos juntas!!!

      Um grande abraço!

  11. naelly karollyne disse:

    Muito bom, vou fazer pra vendem, parece aqueles chokitos. Só não entendi onde fica a manteiga nessa história toda

    • Olá, Naelly Karollyne!

      Eu preciso consertar essa receita, Naelly, me esqueci de escrever em que momento deve-se acrescentar a manteiga…(rsrs..).
      Ela deve ser acrescentada junto com o flocos e o açúcar na panela. Esse chocolate fica muito bom!

      Um abraço!

  12. Julia disse:

    Boa noite!
    Fiz os bombons más nao ficaram bons

  13. Julia disse:

    Boa noite!
    Fiz os bombons más nao ficaram bons.Nao desgrudaram da forma e nao ficou crocante.Usei forminhas para bombons e nao as de barrinhas,porque nao tenho.Será que tem a ver com a forma?
    Um grande abraço!

    • Olá, Julia!

      Pode ser por influência de vários fatores, por exemplo: a temperagem do chocolate incorreta, não ficou tempo suficiente na geladeira, entre outros… Descreva o processo que você usou para preparar as barrinhas para tentarmos identificar.

      Um forte abraço!

  14. Bruna Chaves disse:

    Bom dia Thalita. Td jóia ??
    A pouco tempo comecei a fazer bombons tipo trufas para vender no local onde trabalho. Eles ficaram muito saborosos e foi um sucesso, por eu não ter nenhuma prática saíram melhor que o esperado, tive apenas um pequeno grande problema, no meio do dia começam a derreter, tem algum segredo pra evitar que isso aconteça ?

  15. Petra disse:

    gostei,vou fazer!!!

  16. Graça disse:

    Olá Thalita, adorei seu mini curso, e agradeço ter me enviado o mesmo.
    Sabe eu já faço chocolate e tenho um clube de mães onde moro pra ajudar na comunidade, e ensino o que posso pois moro no litoral do Paraná e seu curso vai ajudar muito.
    Sabe eu faço a temperagem do chocolate colocando depois de derretido coloco numa vasilha com agua gelada até dar o ponto da temperatura para trabalhar o mesmo.
    Um bjo. no seu coração e muito obrigada.