Receita de panetone com gotas de chocolate

O natal está chegando, e nos supermercados e padarias já é possível encontrar diversos tipos de panetones deliciosos que são uma verdadeira tentação. Mas se você é daquelas pessoas que gosta de se aventurar na cozinha, pode fazer o seu próprio panetone ao invés de simplesmente comprar um.

E é por isso que hoje eu vou apresentar uma receita de panetone com gotas de chocolate que é uma verdadeira maravilha. Essa é uma receita bem caseira, com ingredientes simples e acessíveis.

2

Se você também quer se arriscar a preparar um chocotone ou um panetone semelhante aos comercializados, basta clicar aqui.

O segredo dessa receita de panetone é você deixar a massa crescer durante determinados períodos de tempo. A massa do panetone cresce bastante, e isso é que dá a textura especial a esse pão delicioso.

Ingredientes para preparar a receita de panetone

Para preparar o panetone você vai precisar de:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
  • 8 colheres (sopa) de margarina
  • 8 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó integral
  • 1 colher (sopa) de fermente em pó (seco)
  • 1/2 colher (sopa) de essência de panetone
  • 100 a 200 ml de água 
  • 2 a 3 xícaras (chá) chocolate em gota

Modo de preparo

O preparo da receita de panetone não é complicado, você só precisa ter mais cuidado com os períodos de descanso da massa, para evitar que ela fique com uma textura inadequada.

1º- Primeiramente você precisa dissolver o fermento biológico na água, não se esqueça de misturar bem.

2º- Em seguida junte os ovos, o açúcar, a margarina, o leite em pó e a essência de panetone. Misture bem. Agora acrescente o fermento biológico dissolvido e bata bem.

3º- Em seguida acrescente a farinha de trigo, continue batendo. Acrescente a água aos poucos  e mexa até que a massa fique firme.

4º- Jogue farinha de trigo sobre uma superfície lisa (mesa de granito, por exemplo) e coloque a massa. Amasse sem parar até que ela desgrude das mãos.

5º- Depois coloque a massa em uma vasilha, cubra com um plástico e deixe-a descansando em um lugar sem ventilação até que a massa dobre de tamanho.

6º- Após o período de descanso, torne a amassar e acrescente o o chocolate em gotas.

1

7º – Divida a massa e coloque um pouco em cada forma.  Agora você precisa deixar a massa descansar por mais alguns minutos até que ela cresça novamente.

8º- Enquanto o panetone estiver descansando, aqueça o forno a uma temperatura de 180º C. Depois coloque o panetone no forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Quando ele dourar, retire do forno e espere esfriar para desenformar.

receita-de-panetone-com-gotas-de-chocolate

Clique aqui e veja como fazer chocotone trufado e panetone com frutas!

3

Espero que tenha gostado dessa receita de panetone.

Um grande abraço e boas festas!

Sobre o autor | Website

Eu sou Thalita Sousa, fundadora e editora do blog Escola Chocolate. Sou apaixonada por chocolate, e trabalho com chocolates artesanais há mais de 03 anos, e adoro testar e criar novas receitas. Te convido a partilharmos experiências, dicas e segredos aqui no blog. Abraços!

Receba Grátis No Seu E-mail!

Cadastre-se Agora e Receba meu Mini Curso e Minhas Receitas no seu email. Aproveite, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!