Salada de repolho roxo: com maionese

Se você está em busca de uma opção refrescante e cheia de sabor para adicionar ao seu cardápio, a salada de repolho roxo é a escolha perfeita.

A combinação crocante do repolho roxo, cenouras raladas, maçãs verdes e outros ingredientes frescos faz desta receita uma verdadeira celebração de ingredientes naturais.

Com um molho irresistível que equilibra o doce e o ácido, esta salada é ideal como acompanhamento para diversas refeições ou como uma refeição principal leve.

• 1/2 repolho roxo médio, fatiado finamente
  • 2 cenouras médias, descascadas e raladas
  • 1 maçã verde, cortada em tiras finas
  • 1/2 cebola roxa, fatiada em rodelas finas
  • 1/2 xícara de passas ou cranberries secas
  • 1/2 xícara de nozes picadas (opcional, para adicionar crocância)
  • Salsinha fresca picada (para decorar)

Molho:

• 1/4 de xícara de maionese
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de mel ou xarope de bordo
  • Sal e pimenta a gosto

1-Comece fatiando o repolho roxo em tiras finas, se preferir, você pode usar um ralador ou processador de alimentos para facilitar o processo.

2-Rale as cenouras e corte a maçã verde em tiras finas e certifique-se de descartar as sementes da maçã.

3-Em uma tigela grande, misture o repolho fatiado, as cenouras raladas, as tiras de maçã, as passas ou cranberries secas e as nozes picadas (se estiver usando).

4-Adicione a cebola roxa fatiada à mistura de vegetais.

5-Em uma tigela pequena, prepare o molho misturando a maionese, o iogurte grego, o vinagre de maçã, o mel ou xarope de bordo, o sal e a pimenta, depois misture bem até obter um molho homogêneo.

6-Despeje o molho sobre os ingredientes da salada e misture delicadamente para que tudo fique bem incorporado.

7-Prove a salada e ajuste o tempero conforme necessário, adicionando mais sal, pimenta, vinagre ou mel, de acordo com suas preferências.

8-Cubra a salada com salsinha fresca picada para dar um toque de cor e frescor.

9-Deixe a salada descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir. Isso permitirá que os sabores se misturem e a salada fique mais saborosa.

Sirva a salada de repolho roxo como acompanhamento para churrascos, sanduíches ou como prato principal, se preferir uma refeição mais leve.

Essa salada é versátil e pode ser personalizada de acordo com seus gostos e preferências. Aproveite!