Como fazer caldinho de peixe: receita deliciosa

como fazer caldinho de peixe

Vem aprender como fazer caldinho de peixe, uma iguaria deliciosa, perfeita para aquecer o corpo em dias frios ou simplesmente para saborear um prato rico em sabor e nutrientes.

Essa receita é uma opção versátil que pode ser preparada com diversos tipos de peixe, tornando-a uma escolha excelente para aproveitar os sabores do mar.

O caldinho de peixe é uma receita tradicional brasileira, cheia de temperos e ingredientes que proporcionam um sabor único.

Siga os passos abaixo e desfrute deste prato reconfortante!

• 500g de peixe de sua escolha (tilápia, linguado, robalo, etc.)
  • 1 cebola grande, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 2 tomates maduros, picados
  • 1 pimentão verde, picado
  • 1 pimentão vermelho, picado
  • 1 cenoura, picada
  • 1 xícara de coentro fresco, picado
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de açafrão (cúrcuma)
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 litro de caldo de peixe (ou água, se preferir)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Suco de 1 limão
  • Pimenta malagueta a gosto (opcional, para quem gosta de um toque picante)

1-Comece por limpar e cortar o peixe em pedaços pequenos, depois tempere com sal, pimenta e o suco de limão. Reserve.

2-Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio e adicione a cebola, o alho e refogue até ficarem macios e dourados.

3-Acrescente os pimentões, a cenoura e o tomate e cozinhe por alguns minutos até que os vegetais comecem a amolecer.

4-Adicione o açafrão, o cominho e a páprica, em seguida misture bem para incorporar os temperos aos vegetais.

5-Despeje o caldo de peixe na panela e deixe ferver, em seguida reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 15 minutos até que os vegetais estejam bem cozidos.

6-Usando um liquidificador de imersão, processe a mistura na panela até obter um caldo suave.

7-Retorne o caldo à panela e adicione o peixe. Cozinhe por mais 10-15 minutos até que o peixe esteja cozido e desfiando facilmente.

8-Adicione o coentro fresco e, se desejar, a pimenta malagueta para um toque picante. Ajuste o tempero com sal e pimenta, se necessário.

9-Sirva o caldinho de peixe quente, acompanhado de torradas, pão ou arroz branco. Delicie-se com essa saborosa e reconfortante sopa de peixe!

Aproveite o sabor único do caldinho de peixe, que combina os sabores do mar com uma variedade de temperos e vegetais frescos.

É uma ótima opção para servir como entrada em um jantar especial ou para desfrutar em dias mais frios. Bom apetite!