Receita de pão de batata caseiro: como fazer

Vem aprender uma deliciosa receita de pão de batata caseiro, com uma combinação irresistível de batatas macias e uma textura macia e levemente adocicada, esse pão é perfeito para ser saboreado no café da manhã, lanches ou acompanhando uma refeição especial.

Se você deseja explorar a arte da panificação ou simplesmente procura uma opção caseira e deliciosa para compartilhar com a família e amigos, esta receita de pão de batata caseiro é a escolha ideal.

Vamos mergulhar nessa jornada culinária e criar pães fresquinhos que certamente deixarão todos com água na boca.

Prepare-se para desfrutar de fatias macias, levemente douradas e cheias de sabor. Siga as instruções passo a passo e surpreenda-se com o resultado final!

• 500g de batatas
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 xícaras de água morna
  • 2 pacotes de fermento biológico seco (aproximadamente 14g)
  • 5-6 xícaras de farinha de trigo

1-Cozinhe as batatas até ficarem macias. Em seguida, escorra-as, amasse-as bem e deixe esfriar um pouco.

2-Em uma tigela grande, adicione o purê de batata, o açúcar, o sal, os ovos e a manteiga derretida. Misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados.

3-Adicione a água morna e misture novamente.

4-Polvilhe o fermento biológico seco sobre a mistura e deixe descansar por cerca de 5 minutos, até que o fermento comece a espumar.

5-Gradualmente, adicione a farinha de trigo, uma xícara de cada vez, misturando bem após cada adição. A quantidade exata de farinha pode variar, então pare de adicionar quando a massa começar a desgrudar das laterais da tigela.

6-Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e comece a sovar. Sove a massa por cerca de 10 minutos, até que fique macia, elástica e não grude nas mãos. Adicione mais farinha, se necessário.

7-Coloque a massa em uma tigela untada com um pouco de óleo, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em um local morno por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.

8-Após o tempo de descanso, retire a massa da tigela e coloque-a novamente na superfície enfarinhada. Amasse ligeiramente para retirar o ar.

9-Divida a massa em  partes iguais e molde cada uma em formato de pão. Coloque os pães em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga.

10-Cubra os pães com um pano de prato limpo e deixe-os descansar novamente por cerca de 30 minutos, até que dobrem de tamanho.

11-Enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.

12-Após o segundo período de descanso, leve os pães ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 30 a 35 minutos, ou até que fiquem dourados e façam um som oco quando batidos na parte inferior.

13-Retire os pães do forno e deixe esfriar em uma grade antes de cortar e servir.

Aproveite o delicioso pão de batata caseiro! Você pode conservá-lo em um recipiente bem fechado por alguns dias ou congelar para consumo posterior.