Receita de sorvete caseiro: passo a passo

Quero compartilhar uma receita de sorvete caseiro!

Fazer sorvete em casa é uma ótima maneira de aproveitar essa sobremesa gelada e personaliza-la, escolhendo seus sabores favoritos e controlando os ingredientes.

• 2 xícaras de (240ml) de creme de leite fresco
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Pitada de sal
  • Ingredientes para o sabor de sua escolha (frutas, chocolate, nozes, etc.)

*Observação: você pode substituir o creme de leite fresco pelo o de caixinha, mas poderá perder em cremosidade e na estrutura do sorvete na sua receita de sorvete caseiro.

1-Comece organizando todos os ingredientes necessários e certifique-se de que o creme de leite fresco e o leite estejam bem gelados. Você pode preparar diferentes sabores, adicionando frutas frescas, pedaços de chocolate, nozes ou outros ingredientes de sua escolha. Pique-os em pedaços pequenos, caso necessário.

2-Em uma tigela grande, misture o creme de leite fresco, o leite integral e o açúcar. Mexa bem até que o açúcar esteja completamente dissolvido na mistura. Adicione a essência de baunilha e uma pitada de sal para realçar o sabor.

3-Aqui é onde você pode personalizar o sorvete de acordo com seus desejos, adicione os ingredientes que escolheu para dar sabor ao sorvete. Por exemplo, se desejar sorvete de morango, adicione morangos frescos picados. Se preferir chocolate, derreta o chocolate e misture-o na base.

4-Se você tiver uma máquina de sorvete, siga as instruções do fabricante para prepará-la. Geralmente, você precisará pré-resfriar a máquina por cerca de 15-20 minutos antes de usá-la.

5-Despeje a mistura preparada na máquina de sorvete e ligue-a. Deixe a máquina fazer o trabalho de bater o sorvete. Isso geralmente levará de 20 a 30 minutos, dependendo da máquina.

6-Se você não tiver uma máquina de sorvete, pode despejar a mistura em um recipiente hermético e colocá-lo no freezer. A cada 30 minutos, retire-o e mexa bem com um garfo para evitar a formação de cristais de gelo. Continue fazendo isso até que o sorvete esteja firme e pronto para ser servido.

7-Depois que o sorvete estiver pronto, você pode optar por servi-lo imediatamente para um sabor mais suave ou transferi-lo para um recipiente hermético e congelá-lo por algumas horas para obter uma consistência mais firme.

Agora você tem um delicioso sorvete caseiro pronto para ser desfrutado!

Sirva em cones ou tigelas e decore com seus ingredientes favoritos, como chantilly, calda de chocolate, ou frutas frescas. Aproveite o sabor incrível do seu próprio sorvete feito em casa!