Bolinho para café da manhã: receita prática e deliciosa!

Começar o dia com um café da manhã delicioso e nutritivo é essencial para garantir energia e disposição para enfrentar a rotina diária.

Então, que tal experimentar uma receita simples, saudável e saborosa de bolinho para café da manhã?

Estes bolinhos são perfeitos para levar na bolsa, servir como lanche rápido antes de sair de casa ou saborear com uma xícara de café quentinho.

Sua textura macia e sabor equilibrado farão com que se tornem os favoritos de toda a família!

Como preparar a receita de bolinho para café da manhã

Estes bolinhos são feitos com ingredientes nutritivos e ricos em fibras, como aveia e farinha integral, que ajudam na digestão e proporcionam saciedade por mais tempo.

Além disso, a adição de frutas e nozes traz um toque extra de sabor e benefícios à saúde, como antioxidantes e gorduras saudáveis.

Versáteis e deliciosos, estes bolinhos são uma opção incrível para quem busca uma alternativa saudável para o café da manhã ou lanche da tarde.

Confira os ingredientes necessários:

• 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de leite (ou leite vegetal)
  • 1/4 xícara de óleo vegetal (ou manteiga derretida)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de frutas frescas ou secas picadas (maçã, banana, uva passa, etc.)
  • 1/2 xícara de nozes ou castanhas picadas (opcional)

1 – Preaqueça o forno a 180°C e prepare uma forma de muffin com 12 cavidades, untando-a ou usando forminhas de papel.

2 – Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo integral, a aveia, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela em pó.

3 – Em outra tigela, misture o açúcar mascavo, o ovo, o leite, o óleo vegetal e o extrato de baunilha até ficar bem combinado.

4 – Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos e misture delicadamente até que estejam bem incorporados. Evite misturar demais para não endurecer os bolinhos.

5 – Acrescente as frutas e as nozes ou castanhas, se estiver usando, e misture novamente.

6 – Distribua a massa nas cavidades da forma de muffin, enchendo cerca de 2/3 de cada uma.

7 – Asse por 20-25 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolinho saia limpo ou com poucas migalhas.

8 – Deixe os bolinhos esfriarem na forma por 5 minutos antes de transferi-los para uma grade de resfriamento para esfriarem completamente.

Aí estão os bolinhos!

Estes bolinhos são uma opção prática, saborosa e nutritiva para começar o dia com o pé direito.

Eles são ideais para serem saboreados com um copo de leite, uma xícara de café ou chá, ou até mesmo como um lanche rápido no caminho para o trabalho ou a escola.

Não hesite em variar os ingredientes de acordo com suas preferências e necessidades nutricionais.

Experimente usar diferentes frutas, nozes e castanhas, ou adicionar sementes, como chia ou linhaça, para aumentar ainda mais o valor nutricional dos bolinhos.

Você também pode substituir o açúcar mascavo por adoçantes naturais, como mel ou xarope de bordo, se desejar.

Com esta receita, você terá um café da manhã delicioso e saudável sempre à mão, perfeito para manter sua energia durante todo o dia.

Aproveite e bom apetite!