Como fazer creme de confeiteiro: receita passo a passo

Hoje você vai aprender como fazer creme de confeiteiro, também conhecido como creme pâtissière, é uma base essencial na confeitaria, com sua textura suave e sabor delicado de baunilha, esse creme é utilizado para rechear bolos, tarteletes, eclairs e uma variedade de sobremesas.

Seu preparo é descomplicado, e com alguns passos simples, você estará pronto para dar um toque irresistível às suas criações culinárias.

Siga nossa receita passo a passo e descubra como fazer um creme de confeiteiro perfeito que elevará suas sobremesas a um novo patamar.

• 500 ml de leite
  • 4 gemas de ovo
  • 100 gramas de açúcar
  • 40 gramas de amido de milho (maisena)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (ou uma fava de baunilha)

Modo de Preparo

1-Em uma tigela média, misture as gemas de ovo e o açúcar até obter uma mistura homogênea.

2-Adicione o amido de milho à mistura de gemas e açúcar, mexendo bem até que fique uma pasta lisa. Reserve.

3-Em uma panela média, aqueça o leite (e a fava de baunilha, se estiver usando) em fogo médio até que comece a ferver. Não deixe ferver completamente, apenas até aparecerem bolhas nas bordas da panela.

4-Com o leite quente, comece a temperar as gemas, para fazer isso, despeje uma pequena quantidade de leite quente na mistura de gemas enquanto mexe constantemente, isso evita que as gemas cozinhem instantaneamente e formem pedaços no creme.

5-Despeje a mistura de gemas e leite temperado de volta na panela com o restante do leite quente.

6-Cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo constantemente com um fouet (batedor de arame) até que o creme comece a engrossar, isso deve levar de 5 a 7 minutos. Certifique-se de passa a espátula no fundo da panela para evitar que o creme grude ou queime.

7-Se estiver usando extrato de baunilha, adicione-o agora ao creme e mexa para incorporar o sabor.

8-Retire o creme de confeiteiro do fogo e transfira-o para uma tigela limpa.

9-Cubra a superfície do creme com filme plástico para evitar que se forme uma película enquanto esfria.

10-Deixe o creme esfriar à temperatura ambiente e depois leve-o à geladeira por algumas horas ou até que esteja completamente frio.

Agora você tem um delicioso creme de confeiteiro pronto para usar como recheio em suas sobremesas. Aproveite!