Como fazer picolé caseiro: receita simples

Nesta receita, vou te ensinar passo a passo como fazer picolé caseiro de frutas, mas você pode adaptá-la de acordo com suas preferências. Vamos lá!

Frutas de sua escolha (morangos, kiwis, mangas, abacaxis, etc.)

Suco de frutas (opcional, para intensificar o sabor)

Água

Açúcar a gosto (ou adoçante, se preferir)

Forminhas para picolé

Palitos de picolé

1-Lave, descasque (se necessário) e corte as frutas em pedaços pequenos e certifique-se de remover caroços, sementes e partes indesejáveis.

2-Se desejar, você pode usar um liquidificador para fazer um purê suave com as frutas, isso ajuda a garantir uma textura homogênea nos picolés. Adicione um pouco de suco de frutas para facilitar a mistura, se necessário.

3-Se você preferir um picolé mais leve, misture um pouco de água com o suco de frutas. Adicione açúcar a gosto ou adoçante, misturando até dissolver completamente.

4-Coloque os pedaços de frutas nas forminhas para picolé, se preferir, você pode adicionar pedaços inteiros ou em pedaços maiores para uma textura mais rústica.

5-Despeje a base de suco sobre as frutas nas forminhas, preenchendo cada forma quase até o topo.

6-Com cuidado, insira os palitos de picolé no centro de cada picolé, eles devem ficar firmes, mas não afundar até o fundo.

7-Coloque as forminhas em um freezer nivelado para garantir que os picolés fiquem retos enquanto congelam.

8-Deixe os picolés congelarem por cerca de 4 a 6 horas, ou até que estejam completamente sólidos.

9-Para desenformar os picolés, passe a parte externa das forminhas rapidamente sob água corrente morna. Isso ajudará a soltar os picolés sem derreter completamente.

10-Com cuidado, retire os picolés das forminhas e sirva imediatamente, se não for consumir todos os picolés de uma vez, você pode armazená-los em um saco plástico no congelador.

Agora você tem deliciosos picolés caseiros de frutas prontos para serem saboreados! Lembre-se de que você pode personalizar esta receita usando diferentes frutas, sucos e até mesmo adicionando camadas diferentes para criar combinações únicas de sabores.