Doce de mamão verde em pedaços e ralado: 2 receitas. Como fazer!

Hoje eu vou te ensinar a preparar duas receitas muito especiais. Vou te mostrar como fazer doce de mamão verde em pedaços e ralado.

Primeiramente, você vai aprender a fazer o doce de mamão em pedaços, em seguida vai aprender uma deliciosa receita de doce de mamão ralado.

Estas receitas eu tirei do caderninho de receitas da minha mãe.

São receitinhas muito antigas. Na verdade, elas são aquelas raiz, ou seja, são as mesmas que o pessoal antigo da roça utilizava.

Com estas receitas maravilhosas você conseguirá preparar doces incríveis que vão arrancar suspiros de quem provar.

Os doces de mamão são muito tradicionais aqui na minha região, e é difícil achar alguém que não goste.

Se você for almoçar na casa de alguém que vive na zona rural aqui na minha região, certamente vai poder experimentar esse tipo de doce.

Inclusive, o pessoal que vive na zona rural até ganha um bom dinheiro vendendo doces de mamão verde caseiro na feirinha aqui da minha cidade.

Eu sou apaixonada por doce de mamão, e sempre que posso, faço aqui em casa.

O doce de mamão é simples e rápido de fazer, e é uma opção de sobremesa bem econômica, portanto, vale a pena aprender a fazer essa delícia.

E o melhor é que aqui você vai aprender a fazer esse doce de duas maneiras diferentes.

Então, terá a chance de escolher qual a sua preferida.

Como preparar as receitas facilmente

Como eu já falei, primeiramente eu vou te ensinar a preparar a receita de doce de mamão verde em pedaços.

Esse doce fica extremamente saboroso e com uma caldinha maravilhosa.

Ele é uma ótima opção de sobremesa, e pode ser servido geladinho.

Esse doce fica lindo, e normalmente agrada bastante as pessoas que gostam de doces de frutas.

Receita de doce de mamão verde em pedaços

O preparo desse doce é muito fácil, e como eu vou explicar a receita passo-a-passo, você certamente não vai encontrar nenhuma dificuldade para fazer essa delícia.

Confira agora os ingredientes que você vai precisar:

Viu como é fácil preparar esse doce de mamão verde em pedaços?

Esse doce pode ser guardado por até 10 dias na geladeira, mas você deve deixá-lo bem tampadinho, caso contrário, ele não durará tanto tempo.

Muito bem, agora vamos aprender a preparar a outra receita que eu prometi.

Receita de doce de mamão verde ralado: como fazer

Agora eu vou te mostrar como preparar uma deliciosa receita de doce de mamão verde ralado.

Eu amo esse doce, porque ele fica com um sabor simplesmente incomparável.

Por aqui, eu gosto de comê-lo acompanhado de um delicioso queijo da roça.

O bom é que esta é uma receita muito simples e econômica, então, você não tem desculpas para não prepará-la.

Confira abaixo todos os ingredientes que você vai precisar:

• 1 Mamão verde cascado e ralado
  • 2 Xícaras (chá) de açúcar
  • 1 Pau de canela
  • Cravo-da-índia a gosto (opcional)
  • 1 Xícara (café) de água

1 – Lave bem o mamão, em seguida corte ele em 5 partes para facilitar na hora de ralar.

2 – Agora retire a casca dos pedaços de mamão, depois limpe-os bem, retirando todas as sementes.

3 – Depois de limpar bem, rale os pedaços de mamão na parte mais grossa do seu ralo (na parte que rala cenoura).

4 – Coloque o mamão ralado em uma vasilha, em seguida acrescente água até cobrir completamente o mamão. Misture. Tampe a vasilha e deixe de molho por 4 horas. Depois de 4 horas de molho, troque a água e deixe de molho por mais 4 horas.

5 – Após o período de molho, escorra a água do mamão com a ajuda de um escorredor de arroz.

6 – Depois coloque o mamão em uma panela e leve ao fogo médio, em seguida acrescente o açúcar e misture.

7 – Agora tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo e, de vez em quando, misture para não queimar. Quando o doce estiver quase seco, acrescente 1 xícara de água e misture bem. Acrescente também um pau de canela e o cravo-da-índia a gosto e misture novamente.

8 – Tampe a panela e deixe ferver um pouco até a água secar quase completamente (não deixe secar demais, caso contrário, o doce ficará açucarado), depois desligue o fogo e deixe o doce esfriar. Quando estiver frio, despeje-o em um refratário, e se quiser, pode retirar o cravo-da-índia e o pau de canela.

Prontinho!

Esse doce fica maravilhoso bem geladinho. Eu tenho certeza que se você fizer essa delícia, todos na sua casa vão amar.

Uma dica interessante, é que se você quiser o doce um pouco mais moreninho, é só deixar o açúcar derreter e caramelizar antes de acrescentar o mamão ralado.

Nesse caso, será preciso acrescentar um pouquinho de água no açúcar caramelizado antes de acrescentar o mamão.

Considerações finais

Os doces feitos com mamão são simplesmente maravilhosos, e são opções baratas e fáceis de sobremesas para você que deseja incrementar a sua mesa.

O doce ralado é um pouco mais demorado para preparar, no entanto, você pode prepará-lo em um dia para servi-lo no outro (caso vá servir em um almoço especial, por exemplo), e enquanto o mamão estiver de molho, você pode fazer outras coisas.

Eu espero que você tenha gostado das receitas, e que teste elas em casa.

Um abraço!